segunda-feira, junho 17, 2013

O dia de hoje...

Um contributo para o dia de hoje:

Este ano não estou ao serviço de nenhuma escola (para o ano regressarei), pelo que não fui (nem podia ser) convocada para vigiar exames. Declaro que, caso tivesse sido, seria solidária com a causa e faria greve. Sei que os meus alunos e os meus pais me compreenderiam (e às nossas razões) porque me conhecem bem e sabem que a dedicação e empenho à causa da educação é, e sempre foi (independentemente do cargo que ocupe), máxima e completa. Lutar por causas justas é uma extensão dessa dedicação e empenho. Sei bem o que já passei noutros momentos por não ter querido ser cúmplice de decisões da tutela que se provou serem absurdas.
Não foi assim há tanto tempo que fui penalizada por decisões pessoais contra o sistema (http://tempodeteia.blogspot.pt/2009/02/notificacao.html ).

Se fosse hoje, faria tudo outra vez exatamente da mesma maneira (alguém se lembra dos objetivos individuais e do concurso para professor titular? Não entreguei os primeiros nem me candidatei ao segundo e ainda estou aqui, viva e de consciência tranquila). Posso dizer que nos meus quase 30 anos de serviço já fiz mais pela educação deste país do que muitos dos que a tem tutelado e dos que levianamente comentam as ações dos professores de forma ignorante e sem conhecimento de causa. Desculpem a falta de modéstia, mas muitos, pelo país fora, poderão confirmar esta verdade absoluta. E como eu há muitos por aí, que hoje estarão juntos a lutarpela Escola.
Abraço solidário a todos os que hoje vão manter-se firmes por um futuro mais digno na educação, a bem de todos os alunos e deste país que podia ser bem maior do que é...


Memórias tristes de um outro tempo:




Sem comentários: