segunda-feira, janeiro 07, 2008

Objectivos individuais...

Correio da Educação - 320

Agora que o ano começa, e para que comece bem, vou fazer uma promessa ao meu pai e à minha mãe:


Cumprirei os cem por cento do meu serviço lectivo, os mui nobres objectivos do apoio educativo, o serviço não lectivo, sempre de olho bem vivo, para ter pontuação máxima do conselho executivo. Serei a melhor a melhorar, os resultados de alunos, e nunca mais dormirei, se isso significar, provar por A+B que sou eu quem mais consegue abandonos evitar. E ainda, coisa pouca, vou participar que nem louca, na vida do agrupamento, actividades e festas, projectos curriculares, extracurriculares, tudo o que me ordenem chefes e titulares, andarei em roda-viva, somando pontos à toa, não quero que nada me escape, que eu cá sou muito boa e bem pouco dada a ais, quando defino e cumpro objectivos pessoais. Serei moça empenhada, cheia de qualidade na minha participação, e não haverá nenhum chefe que não repare em mim e em tod’esta dedicação. Já nos órgãos de gestão, estruturas de orientação, função de avaliador, de mestre coordenador, pontitos não posso ter... não quis ser titular e portanto por aí, não há nada a fazer (mas livro-me, sim senhor, de ser bem investigada, com pormenor e rigor, pelo senhor inspector). Promessas p’rá formação, não sei se as posso fazer, com o trabalho do mestrado não me sobra qualquer tempo, mesmo que durma pouco e ande sempre a correr... Mas tentarei, ind’assim, ter máxima pontuação, na avaliação de projectos, dos de investigação, cheios de inovação da coisa educativa, que eu por mais que me sufoquem, esbracejo e venho à tona, tentando ser criativa. Prometo relacionar-me, com toda a cordialidade, com todos e mais alguns, escola e comunidade, ter sempre o máximo dos pontos, sorrir a sérios e tontos, desenvolver contra a náusea, tod’a minha imunidade. E preparar, organizar, realizar as actividades lectivas, para que o chefe me dê, sempre sem hesitar, os quatro máximos pontos, seja qual for o parâmetro que esteja a considerar, cumprir objectivos, programas, tudo correcto sem falhas, disfarçando bem as gralhas, usar muitos materiais, ter em ordem dossiers e estimular tudo mais, mesmo agora sem ter tempo para as aulas preparar. E para ele me pontuar, maximizando o número, a relação pedagógica, nas aulas que for visitar, e se convencer também que sou boa a avaliar, recorrerei ao açúcar, chocolates, rebuçados, gelados e mais recompensas, promessas e ameaças, feitiços e outras graças que eu não sou de brincadeiras, ou bem que os miúdos ajudam, p’ra ninguém me mal grelhar, ou bem que se fritam eles se não querem ajudar.
E na auto-avaliação direi o melhor de mim (que se a gente não se amar, quem de nós irá gostar tanto tanto tanto assim?)
No fim de tudo isto, se não garantir um excelente, porque não há lugar na cota e é inconveniente, morderei de novo a raiva, farei um sorriso contente (será melhor prevenir), despeço-me por mais dois anos, na esperança do que há-de vir, que a coisa definhe e morra de enfarte e estupidez e que eu sobreviva à dita, sem ter ferido o amor que aqui me trouxe e me fez (de alma e coração, acordada e alerta, contra todos os absurdos, sem me vergar com a dor) defender com toda a força, a coisa séria que é, isto de ser professor.


Agora que o ano começa, e para que comece bem, vou fazer uma promessa ao meu pai e à minha mãe:

Prometo ser forte e lutar para que o pesadelo descrito não me afogue a inteligência, não me contamine o corpo, não me deforme o sorriso, nem me impeça de sonhar...

13 comentários:

JMA disse...

Sim, é o CE 320... espero que esteja a chegar...

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada! Já retirei a interrogação. :)

IC disse...

:) :)

Margarida disse...

Lindo texto poético. Consegui trauteá-lo em estilo "rap".
Não fosse o conteúdo tão amargo e sorriria.
Podem dizer-se coisas bem amargas com belas palavras, mas está tudo dito.

Abraço

Teresa Martinho Marques disse...

pois...

Herr Macintosh disse...

Para verdadeiro estilo rap falta um grande ioh,! A malta curte o sistema de avaliação! Ioh! Eu, como já dei uma faltita no período passado já não estou na corrida ao excelente... Ioh! :-)

Fantasia Musical disse...

Rap?! Parece-me mais música de dança! Então não é que dançamos todos conforme a música?

Anónimo disse...

Professora não se esqueça de pôr o link do Gave no Turbeturma e de ver o projecto da Raquel!

Teresa Martinho Marques disse...

... e eu como já tive 4 tempos de faltas (até agora com o 102) para ir às aulas de mestrado... não vou poder ser excelente na assiduidade... iô
(Francisco, obrigada! Vou já lá...)
Abraço a todos!

Anónimo disse...

Como tu e o Joaquim (HM) muito bem sabem, sou avesso a tudo o que é lamechas... do género «coitadinha da alminha, triste e só... a pobrezinha!...» Por isso, fico mais à vontade para aqui afirmar:
- Parabéns, Teresa!... Grande texto... Grande!... Tão grande!... Tão grande que me enche a alma e carrega a pilha da contestação!... Segurem-se!... Vou começar a protestar!... :-)

subROSA

Teresa Martinho Marques disse...

Ui! E quando tu protestas...... o melhor é fugir! Não quero estar na pele dos contestados eh eh eh Força!

Cerejinha disse...

Está fantástico Teresa. Parabéns!
Mostra-nos uma professora empenhada, activa, atenta e nada acomodada. Na ultima promessa mostra-te ainda inteligente, sã, sorridente e sonhadora.
Ainda há gente assim, que bom!!
:)))
Um bom ano 2008

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada!
Temos de tentar... os sorrisos dos meus fofos dão-me alento para combater esta desinteligência toda que nos afoga. Um grande ano de 2008!