quarta-feira, janeiro 23, 2008

Mais uma voz que se ergue...

Não identifico local nem nome. Não é preciso.
É uma voz que conheço e que se fez ouvir, deixando a sua posição numa acta (reunião de departamento para eleição de "novos" coordenadores para satisfazer os caprichos de uma tutela que parece ter perdido o tino, o norte e o sul...)
Estou com esta voz e tudo o que ela representa de colectivo:



Declaração para a acta

Participo na presente reunião de departamento, cuja ordem de trabalhos contempla assuntos relacionados com a implementação do normativo legal relativo à avaliação dos docentes (Lei 2/2008).
Faço-o discordando frontalmente do conteúdo desse normativo, da forma como está a ser posto em prática, e sobretudo das premissas em que verifico que assenta, altamente desfavoráveis aos professores enquanto classe profissional.

Ciente das minhas obrigações, cumprirei a minha parte, na estrita observância do meu estatuto profissional. Porém não se espere da minha parte qualquer entusiasmo em matérias como esta. O pouco que ainda me resta, guardo-o para aqueles que mais o merecem: os meus alunos.

Se mais do que o mínimo que me é exigido vier a fazer neste âmbito, será única e exclusivamente em ajuda aos meus colegas docentes, em especial aos que integram órgãos de gestão democraticamente eleitos, todos eles merecedores de apoio e solidariedade num momento tão triste, por injusto, como o que atravessamos em termos profissionais.

Por último, e em íntima ligação a este assunto, refiro que continuo à espera de poder ajudar a levar à prática normativos legais que objectivamente favoreçam a prática pedagógica e a melhoria das condições em que se estuda e trabalha nas escolas públicas do meu país.

Sem comentários: