domingo, janeiro 27, 2008

Hummm... será?

Parece que sim. Que agora é que acontece o reposicionamento na carreira para quem, como eu, processo de avaliação concluído, foi parar ao pólo Norte a uns dias poucos de passar para o 9º escalão. (Onde ficarei para sempre "financeiramente" falando, mas agora com a designação de 5º... dizem-me alguns... para sempre não! Podes candidatar-te a titular! Hummm... ora então eu não aproveitei a boleia dos pontos e agora ia... candidatar-me à coisa? Que parte da essência da recusa a aderir a uma carreira bipartida não perceberam?).
Desculpem não agradecer... mas foram muitos muitos muitos meses, foi muito dinheiro perdido. E visto que os professores pagam os seus estudos, o seu papel, o seu material de trabalho, os seus livros de formação, os seus tinteiros, o seu equipamento informático "decente", a sua internet... o dinheiro faz mesmo falta.

reposicionamento.pdf

E, já agora, falando de reposicionamento de coisas... a confiança dos cidadãos nos professores afinal é grande. No governo é muito inferior. Pela ordem natural das coisas... era a nós que o ME devia dar ouvidos e não nós ao ME. Mas, já se sabe, todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros, portanto, os iluminados do mundo sentem-se sempre no direito de agir unilateralmente sem ouvir ninguém... para proteger de si próprios os ignorantezecos que somos todos nós.
Ultimamente há um livro (li há muito tempo) que surge com muita insistência na minha recordação.(Também existe filme...)

[o+triunfo+dos+porcos.jpg]

8 comentários:

Madalena disse...

Olá Teresa. Eu sinto-me cada vez mais o burro Benjamim, que percebeu muito cedo que a ganância de poder dos porcos corromperia para sempre os ideais da liberdade, um dia sonhados pelo porco branco Major.
Um beijinho. Bom domingo. É preciso sobreviver e sonhar. Se não for para mim, nem para os meus filhos já homens feitos, que seja pelos meus netos que um dia chegarão e vão precisar de uma boa dose de sonho nos primeiros passos.

Teresa Martinho Marques disse...

Cá estaremos sempre para os "sorrir" caminho fora... Foi por isso que hoje, ao abrir o site do vladstudio e ao ver a imagem "star field", me comovi profundamente pela coincidência. Precisava daquela imagem para que as palavras certas as transformassem no texto que andava aqui guardado no peito. Sonhar, sim.

Herr Macintosh disse...

Mas é preciso não esquecer o fabuloso 1984, especialmente em relação ao new speak: "Guerra é Paz", "Liberdade é Opressão"... Se Orwell ainda fosse vivo encontraria certamente semelhanças entre o discurso do trio maravilha e o do seu livro.
O irónico é que o trio maravilha, mesmo que lesse os blogues ou os comentários que lá aparessem, nunca perceberia estas referências :-)

Herr Macintosh disse...

Ups... é, obviamente aparecem :-(

Teresa Martinho Marques disse...

:>D

Herr Macintosh disse...

Cara amiga,

se o trio maravilha sabe que andas a deitar a língua de fora publicamente não te descongela (mas podes sempre ver o filme "Idade do Gelo 2 - Descongelados", pelo menos é cómico...).

Anónimo disse...

Logo de manhã mandei a notícia que aqui li para muitos colegas ...
Eu não fui "congelada" pois já cá se contam 35 anos de ensino...
Mas fico é gelada com estes ventos que sopram arrastando papéis e mais leis, decretos e regulamentos ... Como se a eficiência fosse proporcional ao número de normativos produzidos.
Apetece-me pedir : deixem-me ser professora, trabalhar com os alunos ...
Quanto ao descongelamento, parabéns!
Hoje é verdade, amanhã não sabemos!
filomena

Teresa Martinho Marques disse...

Tens razão Filomena... nós queremos ser professores, não cata-papéis e burocratas.
E, HM, se vier a ser mentira... vou mesmo ver o filme....e levo um lencinho de papel... eh eh eh