sábado, outubro 29, 2016

Proibido aprender... (é só bola de cristal!)

Numa aula de 5.º ano...
Sim, custa descobrir todos os divisores de um número se a professora se lembra de pedir os de 120... Sim, é importante aprender a descobri-los utilizando os critérios de divisibilidade aprendidos na aula...
Sim, é fundamental usar a divisão para verificar tudo quando temos dúvidas...
E se houvesse outra maneira de lá chegar através da decomposição em fatores primos (conteúdo de 6.º ano)?

Decidi apresentar o truque... mas disse-lhes: não precisam de perceber o que estou a fazer, é só para ser mais rápido. São os meus truques de professora de matemática e para o ano ensino-vos como se faz!

Oh... não podemos aprender? 
Não... é mesmo proibido aprender! É um momento "bola de cristal" onde vos mostro o futuro. Vêem aqui a bola de cristal ao meu lado em cima deste livro? 
Primeiro o breve espanto... mas já me conhecem e sabem que há magia na sala de aula, portanto...
Claro que vemos, está mesmo aí!
Oh professora está quase a cair! (O livro estava inclinado... e eu: tens razão, deixa cá endireitar o livro não vá ela partir-se e faz-me falta. Mando-a vir do céu sempre que preciso e daqui a pouco já a atiro para lá e assim fica quardadinha até à próxima vez.)

Oh professora, não podemos copiar?
Não, não podem... é proibido!
Mas eu já copiei e acho que entendi!
Está bem, também não faz mal... mas eu prefiro que não pensem mais no assunto.
Oh professora e podemos usar na ficha de avaliação na segunda?
Não, não podem! Quer dizer... se fizerem tudo direitinho como tem de ser e sobrar tempo, podem depois escrever lá o truque para confirmar que não esqueceram nenhum divisor.

Acabei agora de repetir o truque na aplicação "Show me" do iPad e vou colocar na salinha de estudo como provocação. Alguns já se habituaram a ir lá ver o que lhes deixo e hoje deixo uma prendinha de fim de semana.

Que digo eu? Prendinha... um truque matemático?

Talvez o fruto proibido seja o mais apetecido... verei depois o que aconteceu!

1 comentário:

Swonkie disse...

Olá Teresa,

Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.

Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.

O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o " Tempo de teia ".

A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?

P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.

Até Já.

Equipa Swonkie