sexta-feira, abril 11, 2014

A Fátima Afonso e eu fomos finalistas (2.º lugar) no VII PRÉMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA PARA ÁLBUNS ILUSTRADOS - KALANDRAKA

Dei também a notícia no meu blogue dedicado aos caminhos pela escrita:

palavras aqui e acolá 

...................................................................................................

 
Ver notícia AQUI 
e AQUI

Vencedor:  A obra intitulada “Ícaro”, do ilustrador Federico Delicado, foi distinguida com o VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados (Kalandraka), no valor de 9000 euros e respetiva publicação nas cinco línguas peninsulares no próximo mês de outubro. Trata-se de um texto “muito contemporâneo”, segundo o júri, que o definiu como um trabalho “para pensar e sentir” pela sua capacidade para “despertar as consciências, sendo simultaneamente provocador e esperançoso”.


 
O álbum “Sonho com asas”, das portuguesas Fátima Afonso e Maria Teresa Martinho Marques, foi finalista

Para além de ter deliberado por maioria “Ícaro” como a obra vencedora, o júri do VII Prémio Internacional Compostela declarou finalista o álbum intitulado “Sonho com asas”, das portuguesas Fátima Afonso e Maria Teresa Martinho Marques, de Setúbal e Azeitão, respetivamente.


.....................................

Sonho com asas

"(...) E escolher é já metade do movimento, é aragem. Brisa quase vento. Pedaço da viagem.
Primeiro janela, depois horizonte-desejo alento e partida num barco à vela.(...)"


O Júri... com os trabalhos selecionados.


Pela sua qualidade, o júri recomendou a edição de “Antoni Gaudí”, de Dàlia Adillón Mars, da localidade barcelonesa de Vic; “Pescadoras”, de Nadia Graciela Menotti Ayala, de Buenos Aires; e “Máquina Ballena”, de Federico Fernández Alonso e Germán González Pintos, de Vigo.


Ao VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados apresentaram-se 255 trabalhos de uma “grande qualidade”, originários de 21 países. O júri foi constituído pelo ilustrador português João Vaz de Carvalho, pela escritora Fina Casalderrey, pela professora Ángeles Abelleira, Manuela Rodríguez em representação da KALANDRAKA, pelo chefe do Departamento de Educação do Município de Santiago, Xosé Manuel Rodríguez-Abella, e pela vereadora da Educação, María Castelao.
...................................................................................
Uma alegria imensa! :)

4 comentários:

Eduardo Martinho disse...

Parabéns Fátima+Teresa!
Chama-se a isso meter uma lança em África :)
EdMar+P

3za disse...

Obrigada!!! Felizes... :)
Beijinhos

EMD disse...

Muitos parabéns, Teresa.

Há quanto tempo não te deixo uma palavra, apesar de continuar a passar por aqui com alguma frequência.
Hoje, que a liberdade faz 40 anos, vim encontrar (mais) este feliz reconhecimento do teu trabalho de fada dos sete talentos.

[E curioso, ainda, foi descobrir no ilustrador português, membro do júri, um meu companheiro de infância e adolescência. O mundo é mesmo uma ervilha!]


beijinhos :-)
25 de abril, SEMPRE!

3za disse...

Obrigada! Eu também não venho aqui tanto quanto gostaria... mas a vida arrasta-nos e é tanta coisa! Que coincidência bonita! Beijinhos muitos