segunda-feira, janeiro 13, 2014

tão mais doce sem...

Primeiro dia de aulas - A aula terminou e ela diz-me, enquanto arruma as mil canetas coloridas: a Mãe comprou-me aquele livro, de que a professora falou, com exercícios para treinar e eu gosto muito dele... é que tem primeiro resumos a explicar tudo e depois exercícios... Sabe, professora, a Mãe agora não me deixa ver televisão... Mas estás de castigo por alguma razão? (arrisquei perguntar, embora esta princesa não tenha ar de exasperar ninguém) Não, não é isso. É que eu descontrolo-me um bocado a ver televisão e depois não faço mais nada... e a Mãe comprou livros e diz que em vez de ver televisão eu vou ler.
Olha, dá-lhe muitos beijinhos e diz que ela é a melhor Mãe do mundo por se preocupar tanto contigo e ser assim cuidadosa e exigente...
...

Hoje, no início da aula, perguntei: Então, deste-lhe beijinhos e disseste que gostas muito dela? Mais ou menos... ficou vermelha, como fica sempre que me dirijo a ela, ou que fala comigo... Ela já sabe que eu gosto muito dela.
Mais um pretexto nos primeiros minutos de aula (a última da manhã) para lhes explicar (aos 30) todo o amor contido na exigência, nos cuidados e nos nãos de quem cuida deles. Sinal de que vos amam e que se preocupam. Têm de lhes mostrar que gostam deles, todos os dias! Um dia vão perceber ainda melhor aquilo que vos estou a dizer. E, claro, também vão perceber por que sou tão exigente e vos peço tanto... a vocês e a mim!
E a aula começou serenamente... por acaso com uma história que lhes fui contando, quase completamente verdadeira, de um bolo de chocolate fantástico (bolo/tarte de mousse de chocolate, da casa Negrito em Azeitão) que comprei e comi no meu Natal e que foi pretexto para um problema que os deixou a sorrir, com água na boca e com as mentes ginasticadas!


(A vida nas escolas podia ser tão mais doce sem...)




5 comentários:

Eduardo Martinho disse...

Contigo as aulas devem ser sempre doces :)
Bjinho

Teresa Martinho Marques disse...

:)
Bjinhos

IC disse...

Pois... a vida na escola podia ser tão mais doce sem... Mas concordo absolutamente: contigo as aulas devem ser (são) sempre doces :)
Aproveito para dizer que hoje tive saudades do meu cantinho, revisitei-o e... parece-me que decidi voltar à blogosfera com alguma frequência...
Bjinhos

matilde disse...

Como dizia no OutroOlhar do Miguel, o bom filho à casa torna. Passei para trazer um olá e sentir um pouco do teu amor pela escola e pelos alunos. É o que nos move. Beijinho 3za!

Teresa Martinho Marques disse...

Olá, Isabelinha e Matilde... tão bom continuar a ter-vos aqui :)
Beijinhos muitos