quarta-feira, agosto 31, 2011

Educação + Tecnologias + Ideias

No outro lado do mundo...
... para seguir.

Betchablog: The personal weblog of Chris Betcher




Teaching Kids To Think Using Scratch | dotSUB

 





Back! (Na verdade nunca estive longe...)

Pois é...
Culpem o facebook que é fácil, rápido, embora não dê milhões...
Culpem-me a mim por escolher a facilidade, a rapidez e pronto... depois desculpem-me, que eu mereço!

Foram umas férias mistas... calmas... não me distanciei muito, como gosto... não me aproximei demais, como precisava. Fui estando aqui e acoli, algures entre o dolce fare niente e a responsabilidade de manter vivo um espaço que nasceu há menos de um ano e que, sabemos agora, continuará a ter a minha atenção, pelo menos por mais um ano. A prova? Espreitem aqui  http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/ e verão que o Verão não foi improdutivo... O nosso excelente colaborador Fernando Frederico esteve imparável, produziu tutoriais de apoio e eu fui divulgando o trabalho desenvolvido, mesmo durante o mês de Agosto... no portal, no twitter, no facebook (pois). Por fim criou-se uma Galeria (obrigada Isabel Campeão!) e mais uma vez demos notícia dela. Também não deixámos nunca sem resposta as questões colocadas no Fórum e estivemos sempre alerta para alimentar e não deixar morrer entusiasmos. Até já acordei (faltará confirmação e agendamento)  uma formação Scratch na minha antiga Escolinha Luísa Todi em Setúbal e formação a técnicos do IAC - Instituto de Apoio à Criança.

Se descansei?
Muito. Mas da forma como gosto... Um descanso a tempos activo, a tempos dormente, a tempos criativo ( http://artmg.wordpress.com/ )



Família mais perto para garantir os mimos que o ano lhes rouba.




E acabou-se (tão depressa).
Setembro é já amanhã...

Novidades?
As regras mudaram...
Depois de na última entrada vos ter dito que o futuro era uma incógnita, acabámos por ser informados pelo novo MEC que os Centros de Competência TIC poderiam continuar se:
- reduzissem o número de elementos de dois para um (no caso do nosso CCTIC, a equipa já era apenas constituída por um elemento e um coordenador);
- a mobilidade desse docente fosse a 100% e não parcial;
(O financiamento ainda não é certo, aguardando-se a aprovação do orçamento...)

Ora bem...
Conversámos e
- A ESE IPS continuou interessada em manter o CCTIC a funcionar  (e o projecto EduScratch - coordenado novamente pelo professor Miguel Figueiredo)
- eu aceitei a mobilidade a 100% (pelo facto de não deixar a meio nenhuma turma - este ano recomeçaria com alunos que me iriam conhecer pela primeira vez - e porque não queria deixar um projecto a meio, depois de ter desejado tanto a sua concretização e ter investido tanto tempo nele)
Vamos avançar! 

E agora?
Sabemos já que Aiana vai avançar em força com quatro turmas de 4º Ano e talvez nasça lá a primeira experiência com alunos do 1º ano. E que das sementes que lançámos estão a nascer mais flores que iremos acompanhar. Até um trabalho de pós-graduação em torno da utilização do Scratch na Biblioteca foi desenvolvido por uma professora Bibliotecária (que frequentou a nossa formação e utilizou os recursos bibliográficos do portal). Não são raros os pedidos de estudantes de pós-graduação no Brasil e é gratificante saber que a tese é o recurso mais descarregado no portal. Valeu cada gotinha de suor.

Não se faz tudo de uma vez só. Sabemos.
Como ouvi algures... cada passo que damos  nos aproxima do cume da montanha...

Continuaremos então, este ano, a trabalhar de forma dedicada para professores e escolas interessados em compreender como as tecnologias podem ser utilizadas em contexto escolar, para levar os alunos a pensar, a aprender mais, mais cedo e melhor.


domingo, agosto 21, 2011

Eles crescem...

... tanto!

(mais) Uma das paixões do sobrinho Bruno, actualmente a estudar na UBI (Informática)