Expectativas...
E se um dia uma turma de PCA (6º ano) descobrisse o Scratch? E se, de repente, quase que por magia, a confiança renascesse, o entusiasmo brotasse, as dificuldades fossem sendo vencidas e o interesse recuperado por outros caminhos alternativos de criação e invenção, com as crianças no centro da ação aprendendo e construindo os seus próprios conteúdos com as TIC? E se de repente a matemática fizesse mais sentido e escrever bem se tornasse algo desejado? E se a realidade fosse ainda mais bonita do que a ficção e do que os sonhos que sonhamos e as expectativas que tecemos para o uso desta ferramenta, em articulação com outras e com a vida?
Escutei via telefone as primeiras histórias desta turma e o que ouvi já me tocou. Brevemente agendar visita a estes meninos e a estes professores...
Uma das professoras envolvidas - Paula Lamy - dizia aos meninos: vocês são a única turma, para já, a usar esta ferramenta e, depois, vão ensinar outros meninos a usá-la (uma das estratégias que combinámos na preparação desta aventura)...
reação: "ohhhhh... - sorrisos - e assim os outros meninos que pensam que esta turma é dos fracos que não aprendem bem, vão perceber que nós também podemos ensinar coisas...".
E se, reconstituída a autoestima, as crianças reconstruíssem as suas asas e finalmente voassem mais longe vencendo muitos dos desafios, limites e dificuldades graves que as paralisam (a elas e às suas famílias) no tempo presente?
Aguardamos o que vai acontecer... Obrigada aos professores desta turma por se terem aberto aos seus meninos dizendo-lhes que também estão a começar e terão muito a aprender com eles...
Fazer acontecer ...
E lá fui, pela manhã do dia 12, fazer a primeira visita de apoio a essa turma especial (PCA), que já está a fazer os seus caminhos no Scratch com entusiasmo e empenho. Na aula de Homem e Ambiente (cujo professor, Paulo Cardoso, também leciona as TIC e matemática) respirou-se criatividade e engenho. Projetos sobre higiene e alimentação saudável, exploração de comandos para fazer animações, uma pequena abordagem às coordenadas, iniciação (para os alunos que vão um bocadinho mais devagar)... tudo tem lugar a seu tempo. O trabalho cooperativo a emergir... quem aprende algo novo ajuda outros colegas. Aos poucos eliminar a palavra "desistir" do vocabulário corrente destas meninas e meninos e fazê-los caminhar em direção à consciência de que sem trabalho nada se consegue. Talvez seja esta a melhor aprendizagem que vão fazer durante este ano... Esteve presente a incansável Paula Lamy (professora de Oficina das Artes e directora de turma) animadora desta ideia que procura levar todo o conselho de turma a trabalhar conjuntamente de modo a proporcionar aos alunos uma verdadeira experiência de interligação entre os saberes, com recurso às tecnologias.
Continuaremos a acompanhar esta história e a partilhar as notícias!
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