sexta-feira, abril 08, 2011

Gestão da diferença 2...

Está para sair o segundo artigo de opinião no Correio da Educação (aqui - saíu posteriormente a esta entrada). Enquanto aguardo... partilho algo que o completa muito bem e que aconteceu hoje na última aula do período. Uma bela despedida... Feita de diálogo e também de muito trabalho...
Não há tempo para festas...




Plano de trabalho para férias do Luís e da Isis
No início a aula perguntaram-me se podiam partilhar com a turma o plano diferenciado de férias feito por ambos no dia anterior. Estes alunos trabalham frequentemente sozinhos e ao seu ritmo, fazendo Sumários próprios... A unidade "Razão e proporção" foi praticamente trabalhada sem apoio do professor e antes da turma a iniciar, continuando depois, em simultâneo, mas com estes alunos trabalhando ao seu ritmo e com planos de actividades próprios).

Disse que sim. Que podiam partilhar o plano de férias com a turma.
Depois de ouvir as primeiras palavras da I., pedi que parasse para poder "gravar" tudo o que viria... :) E foi isto que veio... Sem ensaio, sem rede. Os colegas escutaram atentos as sugestões de dois alunos que já deram provas de merecer a autonomia, direitos acrescidos e responsabilidades que lhes têm vindo a ser atribuídos (numa perspectiva de gestão da diferença na sala de aula).
O melhor prémio para o trabalho? A confiança dos outros em nós...



Não duvido que cumprirão este plano... sem ser preciso alguém "mandar" ou supervisionar o trabalho...
E não duvido que o seu exemplo (que já está a contagiar outros) vai continuar a ser importante no crescimento da turma...

Uma vez que as provas de aferição são praticamente no arranque do 3ºP (... agora o programa  tem de ser trabalhado praticamente todo em dois períodos, numa imensa correria e stress... estranho, não é?), combinámos que, para a maioria da turma, o facebook seria o local para  contactos e pedidos de ajuda durante o necessário estudo nas férias. Para os restantes, menos de 4, o correio electrónico...

Deito mão a tudo o que posso para os manter focados e perto de mim... e já pertenço ao seu grupinho que criaram autonomamente por lá... (Não... já disse e repito: não defendo a presença de crianças tão jovens nestas redes que não foram concebidas para eles e onde fornecem dados falsos para participar... Mas não sou nem Pai nem Mãe de nenhuma delas, portanto, como educadora, resta-me ajudá.las a orientar-se construtiva e defensivamente nestes espaços e aproveitá-los a favor do trabalho na escola...)
Veremos o que acontece...

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