quinta-feira, setembro 27, 2007

Voltar à "Escola"...

Pronto.

Acabei de me tornar formalmente aluna. Nunca o deixei de ser, sei.
Mas agora tem gostinho especial de miúda em escolinha nova, neste regresso à minha Universidade, só que noutro edifício diferente do que foi meu durante cinco anos (não, não foi traição à Faculdade de Ciências... foi mesmo o destino com as suas curvas e meandros que me colocou nesta este ano... e eu gosto de me deixar ir com as voltas da vida.)

Lá fui então matricular-me no segundo ano/tese do Curso de Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização de Tecnologias Educativas, com ar assustado de primeira vez, passando por entre grupos imensos de caloiros em exercício de praxe ao longo da Alameda. Uns cantavam, outros pintados marchavam e eu, já com ar meio maduro, passei, claro, por aluna mais velha ou até "stora"... (nem sei se ria se desria... hummm)
Bem recebida, bem acolhida, cumpridas as formalidades já me sinto a pertencer à casa. E que bela casa é esta!
Orgulho em poder chamá-la minha, durante algum tempo.

Ao edifício da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa foi atribuído, em 1991, o Prémio Valmor. O Arquitecto Manuel Taínha viu também o seu trabalho reconhecido com a atribuição do prémio 1991 da Secção Portuguesa da Comissão Internacional dos Críticos de Arte, prémio em que mereceu destaque o projecto desta Faculdade. Também a Pintora Menez recebeu a Menção Honrosa do Prémio Municipal "Jorge Colaço" de Azulejaria de 1991 pelo painel de azulejos da sua autoria e que constitui, poder-se-á dizer, o "ex-libris" da Faculdade.

http://www.fpce.ul.pt/faculdade/imagem/













Este ano não vai ser (nada) fácil, com tantos constrangimentos na escola, na vida dos professores e a tese para fazer (vou andar um pouco sumidinha, não estranhem). Mas não podia perder esta oportunidade depois de ter sido dispensada de toda a parte curricular do primeiro ano, entrando directamente no segundo. Medo? Sim. Entusiasmo? Sim. Aflição? Muita. Adrenalina? Pois...

Estranhamente, mesmo com todos os contras, dúvidas, atritos e desagradáveis surpresas de um sistema que diz aos professores terem o dever (e o direito?) de continuar a sua formação, quando as condições de exercício da profissão se agravam de dia para dia, saí para o sol contente como criança sabe estar. Só contente, sem pensar em mais nada. Um dia de cada vez.

Darei o melhor de mim. Não posso prometer-me mais.

15 comentários:

28 na sala disse...

Ola Professora era so para dizer que tenho um novo post no Turbeturma.

Teresa Martinho Marques disse...

Já está Francisco! Até amanhã!

Teresa Pombo Pereira disse...

E pensar que fomos à fac no mesmo dia.................. gr................... mas pronto.............. o tempo tb era pouco para saborosas conversas. Mas fazem(-me) tanta falta! beijos

JMA disse...

Pois devem fazer.

Anónimo disse...

Oh Teresinha! E eu até fui na calma... saboreando a "coisa"... cheguei cedinho... descobri que a secretaria só abre às 10 (estava lá às 9) e só me fui embora calmamente às 11 e tal.... e tu? Mas com o teu fofinho o tempo ainda fica mais curto que o meu...
(Pois, JMA, estas conversinhas de Teresas... fazem-nos mesmo falta!)

Anónimo disse...

E a 3za aqui por Lisboa... e a cinco minutos de minha casa... (bem... de carrito, pelo que por agora terias que vir cá tu...). Hum... não me vais escapar, numa das próximas vezes avisas, ok? ;)

Um óoooooptimo ano para ti! Beijinhos

Anónimo disse...

:) .... vou de combóio, mas é claro que um dia se combina qualquer coisa! Beijinhos e obrigaaaaada!

armanda disse...

Bom ano, boa sorte, continua contente e sê feliz!
Um abraço.
Armanda

Anónimo disse...

Bom ano, 3za. Apesar do trabalho imenso, aproveita essa sensação de se ser, de novo, a aluna. Acho-a formidável! Ah! E, claro, diverte-te! Bjis

Paideia disse...

Mmm... Tenciono fazer-te companhia lá para o 2º. semestre.
E volto à Escola, donde nunca saio: como peixe na água...
:)

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada pelos bons votos!!! :)
E, Idalina, que mistério é esse? Ai que coisa boa! Aguardo...
Beijinhos

Anónimo disse...

Bem vinda, Caloira!... :-)

subROSA

Teresa Martinho Marques disse...

eh eh eh
Olá sénior!
E a tua tese? Apresentação quando?

Anónimo disse...

Querida, TT!!!

Há longo tempo que não te visitava. Fiquei tão feliz pelo que vi, li, aprendi, ... soube de ti!
Tudo de muito, muito bom para ti, querida amiga, neste teu caminho de sempre, agora com rosto de Curso de Mestrado. Para ti, um desejo assim... de um céu muito azul, de um dia lindo, de campos de flores e erva fresca, de arco-íris sem fim, de danças de Estrelas do Norte, e sorrisos grandes, ... como TU!

Mil beijinhos e abraços!

Elis

Teresa Martinho Marques disse...

Querida Elis! Tão bom saber de ti!
Um oceano de beijinhos e abraços! Obrigada por teres passado por aqui e semeado as tuas sempre doces palavras!