segunda-feira, setembro 17, 2007

Hoje é o primeiro dia...

Estaciono o carro. Longe, claro. Pais e professores desaguam na foz da escola em ânsias de primeiro dia. Quintos anos estreando a escola grande.
Agarro os já mil papéis e venho rente à vedação, passo a passo diminuindo a distância às carinhas novas, aos corações batendo depressa que nos olharão com sede de descoberta, com receio do desconhecido.
Ouço correr atrás de mim. Não resisto a olhar. Uma voz de menino diz-me: olá!
Não o conheço mas, quem sabe é um dos meus, um para acolher mais junto ao peito por um ano? E respondo, perguntando: Olá! De que turma és?
Sou do 5ºD
Ah... então não vais ser meu este ano. Mas a recepção é só às 9:30!
Mas nós temos de estar lá às 9 e um quarto. E...
Olho para o ar esbaforido, os olhos abertos, o sorriso aflito.
E eu estou muito nervoso e prefiro ir já a correr e estar lá mais cedo!
(Eram 9:05)
Então força! Vai lá a correr!
Ele, aliviado por não ter de esperar mais, continuou a corrida em direcção ao portão da escola.
Eu, devagar, lá fui seguindo o seu rasto.

Desejo-te, do fundo do coração, que a escola nunca te faça querer correr... em sentido oposto.

Prometo que tentarei, sempre, até ao limite das forças, conservar em ti a magia deste primeiro dia.

6 comentários:

tchi disse...

Bom ano lectivo. Que os seus desejos se cumpram. Que as crianças se deliciem a aprender com a sua ajuda e mestria.

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada pela visita, palavras e carinho contido nelas! A força que nos ajuda em certos momentos...

Cristina Gomes da Silva disse...

Que bonito 3za! Já me fizeste correr uma lagrimita, é que ontem deixei a mais velha à porta do 5º ano, numa escola grande, aqui da capital... Abraços :)

Teresa Martinho Marques disse...

Deixa estar que haverá quem cuide dela com carinho... :) Entendo-te tão bem! Beijinhos e que tudo corra bem nessa nova fase de vida!

Anónimo disse...

Ainda há Professores com P grande.
Obrigado.

Teresa Martinho Marques disse...

Eu é que agradeço o carinho... confesso precisar neste momento :)