segunda-feira, setembro 28, 2009

Dia 19...

Sessão de defesa da tese de mestrado na FPCE - Universidade de Lisboa.

Até lá...

Recolhimento, concentração, algum stress e a visão da luz ao fundo de um doce túnel de imensa aprendizagem - o melhor que levo desta experiência não fácil, no contexto adverso em que a educação viveu nos últimos anos...

Independentemente do resultado desse dia (será mais um dia a acrescentar aos muitos dias que me trouxeram até aqui), partilho uma página muito especial da tese... Os agradecimentos a quem me suavizou o caminho e esteve lá em todas as horas.

-------------------

Quem foram os responsáveis por ter conseguido levar a bom termo esta viagem?

Guilhermina Miranda – a orientação que me enriqueceu, a confiança crítica e o respeito pelas minhas escolhas, o entusiasmo colocado em eventos de partilha e divulgação do Scratch, as preciosas sugestões de leitura.
A Família – apoio e infinita paciência com que suportou as ausências prolongadas.
Fernando Marques, Eduardo Martinho, Fernando Frederico, José Matias Alves – imprescindíveis, incansáveis, presentes em todas as horas.
Fausto de Carvalho, Fernando Costa, Joaquim Lopes, Noémia Romão, Margarida Marques, José Duarte, João Torres, Teresa Pombo, Idalina Jorge – apoio precioso.
Os meus parceiros do curso de mestrado – estímulo, reflexão, palavras amigas.

A equipa do Lifelong Kindergarten Group - Media Laboratory do Massachusetts Institute of Technology (destacando Mitchel Resnick, Evelyn Eastmond e Andrés Monroy-Hernández). Kylie A. Peppler (Assistant Professor - Learning Sciences Program - Indiana University, Bloomington) - pela resposta pronta aos meus pedidos de esclarecimento sobre o seu trabalho e estudos e pelo apoio e presença em momentos fundamentais.
Seymour Papert, construtor de sonhos, que inspira o meu caminho desde os anos 80. O meu rumo foi ditado pelas palavras inspiradoras de um Homem muito à frente do seu tempo. Sem ele eu não teria feito o caminho que, ao longo dos anos, me trouxe até aqui.

Uma palavra muito terna, a mais especial de todas, para os meus alunos, pelo estímulo, pelo carinho, pelo empenho, pelo sentido crítico, pela confiança, pelo entusiasmo, pelo apoio e disponibilidade, pela honestidade, pela alegria inesgotável. Eles foram os mais próximos e constantes companheiros de viagem e aventura, aqueles que mais me ajudaram a encontrar algumas das respostas que procurava. Foram os meus mais atentos e espontâneos professores.
A todos os meus alunos do quinto e sexto anos (e respectivas famílias): muito obrigada!

Agradeço aos colegas que me permitiram a recolha de informação junto dos seus alunos e aos órgãos de gestão da Escola, onde foi realizado o estudo, a autorização para o desenvolver e a disponibilização da consulta de documentos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte Teresa!!

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada... :)

CCF disse...

19 de Outubro? A que horas?
Gostava de ir, mas se não puder, desejo que corra pelo melhor! E temos que agendar aqui um café na casa do sobreiro...
Bjs
~CC~

Teresa Martinho Marques disse...

Pelas 11h... :)
Quarta estarei aí para uma reunião às 9:30h. Costumo chegar mais cedo (por volta das 9) Na primeira vez consegui um cafézinho com a Cristina, a Zizá, o Nelson... foi bem bom!
Beijinho

Anónimo disse...

Vai correr bem, 3za :)

Teresa Martinho Marques disse...

Dizes... acredito :)

Os cabaninhas disse...

Vai ser mais um dos teus sucessos...acredito!
Bj
Fátima

Unknown disse...

O dia 19 só pode ser, merecidamente, mais um dia para comemorar...

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada pela vossa confiança e palavras! Beijinhos

CCF disse...

Oh, Quarta a essa hora tenho sempre aula! Um outo dia da semana talvez :)
Bjinho
~CC~

Teresa Martinho Marques disse...

Hão-de existir outros... Depois digo! Por norma é quarta o dia de reunião... :)
Beijinhos

Luis Pedro disse...

Teresa, é muito fácil defendermos as nossas paixões. Por isso, vai ser mais um dia especial, de partilha dos teus sonhos com um júri e com um público. Depois conta pormenores :)

Teresa Martinho Marques disse...

:) Luís, obrigada por passares por aqui e pelas tuas palavras...
Terei Aveiro comigo... no júri. Há coisas asssim... Só pode ser especial... :) :)