domingo, maio 28, 2006

Prémio Nacional de Ilustração - Gémeo Luís

.

Hoje o Público tem uma notícia (p. 42 - Cultura) que quero trazer para aqui. Vão perceber porquê.

O livro O Quê Que Quem, ilustrado por Gémeo Luís, venceu o Prémio Nacional de Ilustração relativo a 2005. Com texto de Eugénio Roda, a obra é bilingue e a versão em inglês é da autoria de Ana Saldanha, escritora de livros para crianças.
Gémeo Luís tem 41 anos e é professor na Faculdade de Belas-Artes do Porto e na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Em 2002 e 2003, obteve menções especiais deste prémio pelas ilustrações de Grávida do Coração, com texto de Paula Pinto da Silva (Campo das letras), e O que é um Homem Sexual, escrito por Ilda Taborda (ed. Colégio Primeiros Passos).
Recorrendo a técnica de recorte em papel kraft, o trabalho do ilustrador, natural de Maputo, resulta em imagens dinâmicas e que não seguem de perto a narrativa que acompanham. A ilustração deve criar diálogo com o texto e desafiá-lo, não pode ser seguidista, tem de manter uma narrativa própria", disse ao PÚBLICO. "gostos de lançar novas pistas ao leitor e de trabalhar no domínio dos etc."
A edição do livro premiado (Ed. Eterogémeas) é também da responsabilidade de Gémeo Luís, que assina igualmente o design gráfico, aí com o seu verdadeiro nome: Luís Mendonça.
O Prémio Nacional de Ilustração é atribuído pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Associação Portuguesa para apromoção da Literatura Infantil e Juvenil, desde 1996, "para incentivar o trabalho de artistas no domínio de livros para crianças em Portugal". (...)

Rita Pimenta
Público, 28, MAio, 2006

Parabéns Luís!
Parabéns Emílio (Eugénio)!

(Lembram-se de ter falado dele na teia e da sua apresentação na nossa escola? Não?
Então vão até aqui.)

3 comentários:

Amélia disse...

Justíssimo!Na altura da sua publicação -em Dezembro,creio - foi a prenda de natal que ofereci a todas as crianças filhas ou netas de amigos!Recomendo SEMPRE!

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada pela visita Amélia! Também ofereci muitos livros destes... Um prazer...

Anónimo disse...

Parabéns, Gémeo Luís, por mais este merecido prémio! As suas ilustrações são muito originais e um desafio a que o leitor enriqueça a leitura, 'lendo-as'também!