sábado, março 15, 2008

Novamente a Sala 16 e os "meus meninos" e mais umas coisas... Windows Movie Maker ("free")

Há tempos aqui, dei conta de como o primeiro blogue (www.sala16.blogspot.com ) feito com alunos (uma das minhas primeiras turmas nesta escola, da qual fui DT) continuava activo. Noutra entrada a seguir falei de como me havia cruzado com algumas alunas desta turma (agora no 8º) e a Mónica me falara de um trabalho/vídeo feito por si e por mais algumas colegas sobre os refugiados (no âmbito de Formação Cívica), utilizando para tal o Windows movie maker *. Pedi na altura que me avisassem quando o trabalho fosse colocado no blogue.
Hoje, na Teia, a Mónica veio dar-me a notícia e eu lá fui até à Sala 16 ver o vídeo de que me havia falado...

... para me comover, claro. Para deixar umas correcções ao texto da entrada, deixar parabéns pela excelência e semear beijinhos.
Pedem-nos que divulguemos o trabalho. Estou a fazê-lo. Acho-o merecedor de atenção e partilha. Não se esqueçam de que falamos de jovens de 8º ano. É importante valorizar este tipo de iniciativas. Se algum de vós o divulgar diga... eles vão gostar de saber...

Não consigo evitar sentir orgulho e saudade. As sementes continuam a germinar... a gerar novas sementes.
Não consigo evitar sentir que poucos compreendem que a nossa missão de professores é importante e não se esgota no tempo em que estamos com eles. Só nós o sabemos, ao que parece. Tinha tantos planos quando os deixei partir para o sétimo! Prometi que continuaríamos a desenvolver projectos juntos na escola. Num tempo em que ainda havia algum tempo. Prometi... Depois foi o ECD e o que se viu. Tempo para projectos na escola? O tempo mal chega para desenvolver projectos exigentes e relevantes com os alunos actuais, quanto mais para os alunos que passaram. Vou fazendo o esforço possível, como este hoje de ir até lá, num sábado, mimar, corrigir e deixar aqui o testemunho do imenso que cresceram... Mas sinto que a escola enquanto comunidade formadora se está a perder, que deixou de ser um local de aprendizagem significativa para se ir lentamente tornando numa corrida de cumprimento de tarefas desconexas, quantas vezes sem projecto e sem sentido, apenas para a produção de estatísticas e indicadores de verificação muito objectiva disto e daquilo.

Contra a corrente, pequenos paraísos a habitam ainda... atrevo-me a dizer que a "culpa" é dos professores que em vez de baixarem os braços, tentam proteger a todo o custo as crianças a seu cargo... até quando?

Parabéns às autoras deste trabalho!



ADENDA: O Kiko acabou de me escrever dizendo que, com a minha ajuda de ontem, conseguiu colocar vídeos no blogue. A informação sobre este recurso "Movie Maker" fornecida pela Mónica levou-me a pesquisar (deixei aqui ligações) e finalmente a instalar hoje o Movie Maker 2.0 gratuitamente. Sempre acreditei que podemos aprender com eles... Continuo a acreditar... e a aprender... e a estudar (mesmo ao fim-de-semana).

*
...
Download free WMM 2.0

Windows Movie Maker: How to use

2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Vou de imediato fazer referência ao video e ao blog.

Teresa Martinho Marques disse...

:) Muito obrigada! Eles vão ficar felizes!