sábado, outubro 24, 2009

Sólidos com abas (recursos para Matemática)

Sei que a ideia nasceu num qualquer manual longínquo, mas não me lembro qual. Usei os modelos e construí um kit em cartolina para os alunos poderem manusear, sobretudo durante as unidades mais directamente relacionadas com a geometria. Lembro-me da designação: sólidos com abas. Simples. temos as faces dos poliedros rodeadas de umas pequenas abas que servem de suporte aos elásticos na construção dos sólidos. Com eles descobrimos as planificações do cubo (e de todos os sólidos que integram o kit). Com eles estudamos os elementos dos sólidos, descobrimos relações entre eles. Aprendemos as designações e a sua lógica... podemos falar de área, do perímetro... podemos explorar muitos outros conteúdos.
Nas minhas aulas forneço as planificações das peças aos alunos... se tenho sorte, consigo ajuda em Área de Projecto ou EVT para integrar a sua construção. Por norma eles envolvem a família nessa construção e começam a aparecer-me de saquinho ou caixinha com modelos, ou peças. Só exijo o cubo para o trabalho de descoberta de planificações... mas muitos lá vão construindo mais e trazendo para mostrar e usarmos, em vez dos meus. Na última aula, o R. construíu uma casa, juntando um prisma hexagonal e uma pirâmide, que fez o encanto de todos... Imagino que seria bem interessante levar os alunos a construir os modelos de raiz (AP, EVT, Mat e 1ºC) aprendendo a usar a régua, o compasso, o transferidor... a medir... a construir figuras... a pensar nas formas de articular (em termos de dimensões) umas peças com as outras. Enfim... Mas isso já sou eu a devanear um bocadinho sobre a forma como gostaria de ver respirada a matemática nas aulas... muitas vezes ao serviço de propósitos exigentes pensados para se tirar deles o melhor partido e promover muita aprendizagem, com a necessária sistematização e formalização pelo meio. Tarefas não apenas de curta duração, mas treino para a concentração a longo prazo e a capacidade de trabalhar mais longamente num único projecto multifacetado.
Partilho as imagens do kit e os modelos (pdf - basta clicar nas imagens, a segunda página é um pouco artesanal, mas funciona) para que possam usar com os vossos alunos...








6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada, bela ideia!
Vou guardar e aproveitar!
Beijinho
Mª João

Teresa Martinho Marques disse...

:)
Beijinho

EMD disse...

O meu filhote, de 14 anos, mal sabe usar a régua, ou usa-a sem rigor que é o mesmo. Dei-me conta disso já por diversas vezes. Que desalento!
No entanto o teu sonho era possível.

Teresa Martinho Marques disse...

Pois...

Aprender...é crescer... disse...

Obrigada 3za pela ideia... Vou guardar, utilizar e partilhar com colegas se não te importas. É uma ideia óptima para quando trabalharmos os sólidos. Bjs
Zami

Teresa Martinho Marques disse...

Se não me importo? Fico contente que materiais e ideias não fiquem fechadinhos em gavetas e possam ser úteis a todos os que se identificarem com elas... :)
Usa à vontade!
Beijinhos