terça-feira, outubro 20, 2009

Pergunta para entendidos...

É minha intenção partilhar o texto da tese (embora... depois de tudo o que continuei a estudar... já mudasse muita coisa... enfim...) mas com links para os anexos (que colocarei online) para facilitar a leitura.

Acontece (fiz já um teste) que ao converter para pdf o texto principal com as ligações... elas tornam-se inactivas (embora tenham uma cor azul bonita :)..

Hummmmmmm
Alguma sugestão?
(Se não fosse a imensa falta de tempo, iria partir uma pedrita... mas dava-me jeito uma mãozinha para queimar etapas :)

ADENDA 1: pois... estas dicas aqui deixaram-me um bocadinho sem esperança....... na volta... tenho de partilhar a tese como doc e não como pdf..... se quiser links usáveis para qualquer leitor sem confusão..... Snifff?)

ADENDA 2: já há duas soluções em vista... depois partilho! Obrigada ao Joaquim Lopes e ao José Mota!

12 comentários:

José Mota disse...

A dica que refere em http://carlosfprocha.com/blogs/paleo/archive/2008/10/03/gerando-arquivos-pdf-a-partir-do-office.aspx funciona bem. Através do add-in grátis para o Office 2007, descarregável do site do Office 2007, pode guardar um documento Word no formato PDF, mantendo as hiperligações activas.

Uma hipótese complementar (foi o que fiz com a minha), de médio prazo, pois implica algum investimento de tempo, será disponibilizar a dissertação no formato html, usando para isso um site ou um sistema de gestão de conteúdos como, por exemplo, o Drupal. A vantagem é poder incluir conteúdos multimédia funcionais.

Pode ver o exemplo em http://orfeu.org/weblearning20/

Boa sorte :-).

Teresa Martinho Marques disse...

José, muito obrigada por todas as dicas! Logo que esta vida de turbilhão serene (que acabar não acaba)... vou experimentar e, provavelmente, pensarei a médio prazo em algo como sugere...
(E fico aqui a pensar que a internet é uma coisa fabulosa... por causa das pessoas fabulosas que andam por ela e tiram do seu tempo para ajudar alguém que não conhecem... :)
Mais uma vez, obrigada!

Idalina Jorge disse...

Não sei ajudar, mas gostaria de lê-la, mesmo em pdf s/ links...


:)))

Teresa Martinho Marques disse...

Enviarei... mas acho que te ias divertir a ler o diário de bordo que está em anexo... É bem mais engraçado e rico :) :) :)
De qualquer forma, lembras-te do Joaquim? Ele arranjou-me uma solução e estivemos aqui ao telefone um bom bocado. É mais uma questão de tempo mas em breve te enviarei... pdf... com links!!! :)
(Devia ter-ta enviado antes para corrigires as gralhas e também me dares boas opiniões e uma outra visão... agora faria ali tanta coisa diferente.... mas confesso que não te quis sobrecarregar e acabei por pensar duas vezes... Não se pode abusar dos amigos.... tenho de te poupar para outras coisas....:) :)
Muitos beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Deixarei na teia a solução... pois não passa pelo office mas pelo Acrobat professional - writer... portanto é preciso ter esse software (que por acaso até tenho em versão legal). Partilharei a solução do Josemota e a do Joaquim depois de testar tudo melhor... pode ser que ajude outros...

Teresa Martinho Marques disse...

josemota... aqui neste PC só tenho o office 2003... portanto... não deve ser viável a solução via 2007 pois não? Lembrei-me agora....
MAs hei-de testar no meu eeeasus pequenito... que tem o 2007...
Obrigada!

Herr Macintosh disse...

Teresa,

o Office 2007 realmente permite gravar em PDF mas os links... puff! A cor fica mas a ligação fugiu. Solução mesmo é aquela que vimos pelo telefone.

José Mota disse...

"josemota... aqui neste PC só tenho o office 2003... portanto... não deve ser viável a solução via 2007 pois não? Lembrei-me agora....
MAs hei-de testar no meu eeeasus pequenito... que tem o 2007...
Obrigada!"

O add-in é só para o Office 2007 e, neste caso, tenho uma experiência diferente do Herr Macintosh, pois comigo funciona bem e mantém as hiperligações activas. O Adobe Acrobat PRO é uma boa solução também, porque lhe permite fazer isso e muito mais. Mas como custa a módica quantia de € 670.80 :-)...

Herr Macintosh disse...

O Acrobat Pro, se incluído no CS4 para estudante custa tudo cerca de €460 (Photoshop, inDesign, Dreamweaver, Flash, Fireworks...). Não é barato, mas é mais suportável.
Quanto à experiência: na realidade não utilizei o Office 2007 mas o 2008 (a versão para Mac) e só consegui os links a funcionar utilizando o Acrobat Pro.

Teresa Martinho Marques disse...

:) Tertúlia tecnológica...
O que acontece é que em certas universidades disponibilizam aos docentes licença de utilização de certo tipo de software... e eu tenho a sorte de poder aproveitar :) via cara-metade, pois posso usar o PC dele. De qualquer forma, fiquei curiosa... e embra seja menos confortável trabalhar no pequeno, testarei aqui também, porque é importante ter uma solução que me sirva (tenho Pro) e uma que seja acessível a quem venha a ter esse problema mas não possua esta ferramenta mais cara. Obrigada!!! :)

Teresa Martinho Marques disse...

testei... depois de instalar o add-in e recorrendo ao save as--> pdf ou publish to pdf também no save(segunda opção) e os links lá estavam activos!!! Depois testei com print pdf e não funcionou. Tem mesmo que ser com o save... e o add-in resulta no 2007... Obrigada!! Aprendi umas coisas hoje... :)

10i disse...

E nós todos também. Obrigada a todos!

Teresa