sábado, março 28, 2009

Aveiro em Azeitão - partilhar experiências e aprendizagens II

Estava prometida a reportagem... Aqui fica o registo (a maioria das fotos é da responsabilidade da Conceição).

Depois deste dia especial há algum tempo... No dia 20 voltou a acontecer outro especial dia (integrado no mesmo projecto, mas com novos visitantes - professores do colégio da Torre, Calvão e da EB 23 de Eixo, todos participantes do Scratch'Ando com o sapo.)

Como explicar as reacções físicas e químicas? As empatias? Os imensos sorrisos? A alegria (que querem tão distante da escola, mas que nos empenhamos em preservar, sobretudo nestas oportunidades de encontro e partilha, construídas pelas nossas próprias mãos nos tempos possíveis)?
Como dizer esta espécie de poesia tecnológica feita de gente em volta de máquinas que nunca conseguem ser mais do que a gente que as toca da maneira certa?
Como desenhar os traços de um dia que ficará na memória mesmo que fotos não existissem a provar-nos que é possível esta mistura de gerações em gestos de aprender mútuo, em pinturas de partilha activa, em aguarelas suaves de laços que não se esquecerão mais e que não se desatarão?
Nem mesmo todos os problemas tecnológicos da sessão (e foram bem mais do que a conta) acabaram com a nossa festa. Sobreviveu, mais uma vez, a nossa paciência para aguentar as habituais dificuldades.

A Conceição traz até nós este sabor a carinho que nos anima e aquece nos dias frios da indiferença que tantas vezes nos rodeia. Este projecto da Universidade de Aveiro tem dito que fazemos alguma diferença no mundo, que somos úteis e podemos ajudar alguém.
E isso faz toda a diferença para os pequeninos: saber que as suas aventuras vão ser alicerce de novas e ainda melhores aventuras no futuro, com outros meninos. Com muitos mais meninos, como é nosso desejo.

Obrigada Amigos de Aveiro por mais esta possibilidade de encontro...
(e pelos doces típicos que completaram o açúcar do dia...)




Sem comentários: