sexta-feira, maio 30, 2008

Moção da Assembleia da nossa Escola


A Assembleia do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão vem por esta forma manifestar a sua preocupação e repúdio pelo rumo que a tutela tem vindo a impor à escola pública em Portugal.
Porque queremos o melhor para o ensino, porque entendemos que ainda é tempo de arrepiar caminho e encontrar melhores soluções, em diálogo, porque pretendemos clarificar a nossa actuação futura, por transparência e frontalidade afirmamos:
À Assembleia, como órgão responsável pela regulamentação base do funcionamento das escolas deste agrupamento, caberá ratificar a consignação em Regulamento Interno, dos diversos normativos legais que nos últimos meses têm vindo a ser publicados na área da educação.

Genericamente não concordamos com eles.
Na sua base doutrinária extremamente hostil perante os professores enquanto profissionais.
Nos seus indisfarçáveis intuitos economicistas e eleitoralistas em detrimento dos pedagógicos.
Concretamente e em resumo:
- O ECD, entre outras, pela forma como, gratuitamente, sem nexo, sem justiça e sem qualquer valia pedagógica se fractura a carreira docente em titulares e não titulares.
- DL 3/08 – Ensino Especial - Pela negação dos princípios da escola inclusiva de qualidade para todos.
- O DL 2/08 – Avaliação de docentes - Pela sua natureza excessivamente burocratizada, eivado de incorrecções, com parâmetros vagos e, por isso, potenciadora de injustiças.
- A Lei 3/08 – Estatuto do aluno - Pela letra e conteúdo virtualmente impossível de colocar em RI, e em prática, e por ser promotor do facilitismo escolar e do desrespeito pelos docentes e não docentes.
- O DL 75/08 – Gestão - Pela imposição de um modelo de gestão centralizador, não apoiado na realidade, pouco respeitador dos princípios da democracia participada.
- Finalmente, e porque este é um documento da Assembleia, pela forma desrespeitosa, por isso intolerável, como é extinto, sem qualquer tipo de avaliação, este órgão, que tem funcionado desde a sua criação há 9 anos, no estrito cumprimento das suas atribuições, utilizando para isso milhares de horas não remuneradas dos seus elementos que souberam dar o seu melhor para que a Assembleia fosse - e foi – um espaço aberto a toda a comunidade educativa e em que todos tiveram o seu lugar, a sua palavra, a sua participação livre e justa. Fizemos um bom trabalho. Seremos extintos, sem mais. Porém, não sem que nos seja pedido que tudo coloquemos em prática, que tudo vertamos em RI, que todos motivemos para o que de novo se prepara para o ensino.

Constituímo-nos ao abrigo do DL 115-A. Cumprimos sempre as atribuições aí consignadas. No passado dia 12/4, este diploma foi revogado. Enquanto Assembleia incumbem-nos de tarefas relativas ao Regulamento Interno e Conselho Geral Transitório, entre outras. Como elementos responsáveis de um (ainda) órgão de gestão, cumpriremos, pelos mínimos exigíveis, sem qualquer entusiasmo, sob protesto (fundamentado no atrás exposto) e até ao rigoroso dia em que cessarmos funções, as tarefas que os novos normativos legais nos impõem.

Esta escola pública não nos quer
Não é esta a escola pública que queremos

O Presidente da Assembleia
Jorge Freixial

(Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão)

5 comentários:

EMD disse...

Que orgulho devem ter os professores deste agrupamento.
Parabéns à Assembleia de Escola.

Avó Pirueta disse...

Posso assinar por baixo, Teresa do Lindo nome?
E o teu Tempo não estica mesmo?
E não te sentes "agradavelmente cansada", "um cansaço bom", uma sensação única, que deve libertar muitas endorfinas, tal o estado de espírito que provoca? Tenho muita pena de quem não sabe sonhar e a nossa ME parece ter perdido essa capacidade. Por favor, alguém que lhe ofereça Sebastião da Gama para ela ler. Para eles lerem. E para ti, aquele meu abraço orgulhoso de tu existires e seres como és, da Avó Pirueta

Anónimo disse...

Há tantos burros mandando[e burras]
em homens de inteligência
que às vezes fico pensando
que burrice é uma ciência.

Vós que lá do vosso império [ministério]
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
qu'rer um mundo novo a sério.

Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
[e são tantos]
que, não parecendo o que são,
são aquilo que eu pareço.

Eu não sei porque razão
certos homens, a meu ver,
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer.

Uma mosca sem valor
poisa, c'o a mesma alegria,
na careca de um doutor
[Doutora Ministra]
como em qualquer porcaria.

Julgando um dever cumprir,
Sem descer no meu critério,
- Digo verdades a rir
Aos que me mentem a sério!

ANTÓNIO ALEIXO
QUADRAS POPULARES

Parabéns Azeitão, espero que tenham muito apoio nas outras escolas e no resto da população.

Teresa Martinho Marques disse...

:)
Abraço grande...

Anónimo disse...

Tenho bastante orgulho,nos colegas que possuo.
Bjs Inté
P. Lamy