domingo, maio 25, 2008

Lembrete(s)


O meu amigo Herr Macintosh acabou de me enviar um lembrete engraçado... que não resisti a colocar aqui.
Pois... Nesse mesmo dia (quinta 29) irei a Ribamar (Torres Vedras) a duas escolas, na missão de promoção do prazer da leitura. São as minhas missões de amor.... a que se junta esta do Scratch ao fim do dia em Setúbal para ir partilhando com os colegas, em regime de absoluto voluntariado com o maior carinho, algum do trabalho que vou fazendo... na esperança de sensibilizar colegas e de chegar a mais alunos.
Ah! Quarta tenho aula na Univ., portanto... tarde e noite ocupadas, depois da manhã com aulas. Hummm... agora lembrei-me também das aulas de terça e de sexta o dia todo e de sábado, a convite da ESE, uma comunicação no encontro sobre TIC em Setúbal (outra vez o Scratch).
Missões, pois.
Ah! E esta semana, também, faço uma ficha de avaliação aos alunos do sexto ano... sim, que as aulas não páram, nem o trabalho com os meninos, que deve manter o seu curso normal e a sua qualidade.
O que sobra?
Pois... segunda... aulas... apoio até às 15, altura em que terei de ir a correr à célebre reunião das 16 às 19 para receber as provas de aferição que terei de corrigir (não sei bem quando... talvez durante a noite e madrugada?) até 9.
No princípio da semana deverão chegar os dois livros que teria de ler para organizar e fundamentar o trabalho de preparação dos guiões para as entrevistas aos alunos e... até ao dia 11 teria de preparar a apresentação do trabalho feito para o mestrado este ano, pois é neste dia que me calha apresentá-lo na aula. (Em Junho irei a mais duas escolas em missão de ternura: Setúbal e os meus recentemente descobertos Cabaninhas. Sim, é isso, não podia dizer não.)
São os absurdos de um estatuto que nos confere direitos inexistentes e deveres humanamente impossíveis de cumprir na componente de trabalho individual miserável que agora nos é atribuída desde que este Ministério a alterou, quando nos dedicamos realmente à nossa missão em todas as alíneas previstas e mais algumas. Logros.
Dirão, talvez, alguns que o workshop, a comunicação, a ida às escolas eram dispensáveis e só o faço porque quero e ninguém me obriga... Que o mestrado foi decisão minha e é a minha vida privada (como um colega uma vez me disse, tendo eu que lhe recordar o que o estatuto diz sobre o assunto) e que ninguém me manda fazer projectos inovadores e utilizar ferramentas TIC novas (aí é que se enganam, já viram as grelhas de avaliação dos professores?)... que ter um horário em que dou todas as disciplinas do antigo 4º grupo nos dois anos de escolaridade não é mais do que uma obrigação de lei a que não me posso recusar e que as provas é que são a prioridade...
E que isto é um choradinho tonto, meio desesperado e sem sentido.
Ainda bem que esses alguns, se existirem, são poucos, ou eu zangava-me.
(Coisa para a qual tenho pouco feitio).
Enfim.
Haja saúde!
(O resto logo se vê...)

3 comentários:

EMD disse...

Saúde, paciência... mas também garras de leoa, para defender o defensável, e asas de anjo, para te deslocares mais depressa no cumprimento dessas missões de amor.
Beijocas

Herr Macintosh disse...

Ainda há umas vagas (5) no mini workshop sobre o Scratch. Quem quiser pode aparecer às 18:30 na EB2,3 Luísa Todi na sala A14 (no novo edifício). Mas é melhor telefonarem (265790300) antes e pedirem para falar com o Coordenador Tic.

Os cabaninhas disse...

Olá Teresa que bom vermo-nos fazendo parte das suas tarefas/missões quando tem os seus dias tão preenchidos...O mês de Junho será para os Cabaninhas um mês de sorte, o dia, a hora será a que lhe apetecer já que das 9 até às 15 estamos na escolinha.Beijinhos,força e esperamos por si.