sexta-feira, maio 02, 2008

Fragmentos do dia - 3

Manhã cedinho. Matemática com os mais pequenitos...
Aquecer os motores com os habituais balanços e novidades.
Receber trabalhos, comentar outros já feitos.
A Inês (sim, das conversas no gmail) disse -me que a Mãe esteve a ver o seu blogue, os seus projectos e decidiu fazer um blogue para os seus alunos e mostrar o da sua filhota para ver se os entusiasma a seguir o exemplo. A tua Mãe é professora? Sim, de Ciências. E esteve a ver o scratch e achou engraçado.
Mas então só agora mesmo no finalzinho do terceiro período é que lhe mostraste? Oh professora, é que nos dias da semana não dá muito tempo, mas assim ontem no feriado estivemos juntas a ver essas coisas.
Então depois conta no teu blogue essa história bonita (tal como a Cisne fez com a Mãe, que também aprendeu com ela a fazer um blogue e fez um para os seus meninos...)
A minha mãe também me parece que quer experimentar o Scratch, diz o MC.
O meu pai também anda de volta de mim e depois pergunta coisas, como se faz isto e aquilo... agora a Sara Mix.
E eu deliciada com estas histórias familiares... mais uma vez a família no centro, pelas melhores razões: exemplos de acompanhamento, interesse, carinho. Se os pais não podem vir muitas vezes ter com a escola, a escola pode procurar formas de se aproximar deles...

Depois mergulhámos profundamente na nossa Matemática, hoje um pouco mais tradicional... múltiplos, propriedades das operações (para aplicação imediata)... e até umas "chamadas" de tabuada! (A Fil teve Muito Bom - tabuada na ponta da língua!)
Pelo meio mais uns devaneios por conta da propriedade que não ficava bem que fosse "trocativa" porque não é lá coisa muito fina de se dizer... bem melhor ir ao verbo comutar (sabem o que são comutadores?) muito mais sofisticado (ai tantos sorrisos)... e... a leitura da síntese "O produto não se altera se se trocar a posição dos factores"...e o meu ar de espanto e aflição: desculpem, agora é que não entendi nada! Eu até sou muito sofisticada e tal, aprendi a palavra comutativa, mas não percebi essa frase. Alguém explica?
A Bia, com o seu ar doce e maternal, começou a explicação para me sossegar a aflição, ajudada pelos colegas...
Delicioso.

Já a garganta começava a doer, mas ainda me ia esquecendo dela...

5 comentários:

kiko disse...

Pela Blogosfera decorre uma iniciativa com a finalidade de homenagear blogues amigos que nos visitam ou visitamos e que, de alguma forma, possuem afinidades connosco.



1- Este prémio deve ser atribuído aos blogs que gostamos e visitamos regularmente, postando comentários;
2- Ao receber o selo "é um blog muito bom sim senhora!!" devemos escrever um post incluindo: o nome de quem nos deu o prémio com o respectivo link de acesso, mais a tag do prémio, mais a indicação de outros 7 blogs;
3- A tag do prémio deve ser exibida no blog.
HORÁRIOS ESCOLARES, declara que os Blogues que visita regularmente pelo prazer de os ler, pelo excelente trabalho no domínio da educação e pela partilha de ideias, entre os muitos estão "A Educação no meu Umbigo", "Revisitar a Educação", "Tempo de Teia", "ProfRamiroMarques", mas que não serão nomeados por mim, nesta corrente engraçada, para evitar a repetição de nomeações e o cansaço dos seus editores.

Assim, a nomeação do para esta categoria "é um blog muito bom sim senhora!!" vai para...

Tempo de teia - pelo seu belíssimo trabalho e atenção ao seu blogue

Terrear - Por falar de diferentes aspectos e a sua boa apresentação

Por um mundo melhor - Pelo seu trabalho organizado

Turbêturma - Pelos (nossos) seus trabalhos excelentes

Gtscratch - Pelos seus grandes projectos em scratch apresentados pela turma

Imaginação em Acção - Pela sua boa musica ao estilo adolescente

Mat teia - Pela sua excelente apresentação e cálculos matemáticos

kiko disse...

Aviso que tive que nomear o 'Tempo de teia' mesmo dizendo que não ia metê-lo na minha lista. Mas... não conheço muitos blogue e não ia excluir o melhor!
Adeus e melhoras para essa febre.
Bom fim de semana!

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada Kiko! Pela nomeção e melhoras... bjinhos

EMD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EMD disse...

Estou a estranhar o silêncio matutino. Esse mal-estar de ontem agravou-se? Às vezes temos que respeitar os sinais que nos envia o corpo e desacelerar.
Uma manhã na camita, uns chazinhos com mel e (para quem nos dá tantas e tão belas) uma imagem insólita aqui: http://www.flickr.com/photos/23194927@N00/2089127669/.
Talvez ajudem a arribar. Boas melhoras!
Nota: o comentário eliminado aqui acima foi aselhice minha.