terça-feira, julho 31, 2007

VOKI

Devo à Teresa Pombo a descoberta de mais esta ferramenta que, integrada com outras num contexto de trabalho colectivo, parece poder constituir-se como um instrumento motivador para a comunicação e para o desenvolvimento do discurso oral e estruturação do pensamento nos alunos mais jovens (talvez nos outros também).
Já estou a imaginar cenários possíveis. Não só nas disciplinas que lecciono, como noutras - por exemplo, a disciplina de língua estrangeira pode fazer deste instrumento um suporte útil para a comunicação oral e para a produção escrita e leitura dos textos a gravar , bem como nas áreas curriculares não disciplinares, pode ser interessante a criação pelos alunos de uma personagem para cada um e a gravação de vários textos com determinados objectivos de comunicação. Os Vokis podiam depois ser incluídos, por exemplo, no blogue da turma...).
Já experimentei, claro.

É tudo muito intuitivo e pode ser feito, depois de um registo simples, aqui:

www.voki.com


Seria interessante autonomizar os alunos na prática e deixá-los procurar utilizações possíveis e criativas da ferramenta, integrada em contextos variados... De repente imaginei a leitura declamada de um poema...
.
Ai a cabeça sempre a acelerar...
Férias menina! São férias!!! Alôôôô!





Experimentem!

Get a Voki now!

9 comentários:

Teresa Pombo Pereira disse...

ai q sexy q a stora tá!

ó menina agora imagina-me a mim qdo fiz o trabalho do mestrado e depois.... parecia uma criança na loja de brinquedos.!!! comprei um gravador mp3 e as questões do oral ganharam outra dimensão? Chegaste a ouvir as vozes dos meus meninos de 7º?

Agora se os tiver no 8º!!!! ai ai ai

q fixe!!! q prof tão doida!

socorro, preciso de férias!

beijos

Teresa Pombo Pereira disse...

ai espera esqueci-me disto em cima da mesa
toma lá
http://mundopessoa.blogspot.com/


fuiiiiiiiiiiii

Anónimo disse...

eh eh eh... só tu... e eu... (e palpita-me que o JL... andei a fazer uns testes ao seu e-digital por estes dias por entre o bronze;) para andarmos por aqui feita(o)s baratas malucas de volta destas coisas. Envia-me um link para chegar mais depressa às vozes dos teus meninos... é tanta coisa... (e aqui entre nós tu bates-me aos pontos!).
Obrigada pelo link! Bjinhos

Herr Macintosh disse...

Há maluco(a)s para tudo. Eu, para além da reformulação total do site da edigital, ando a preparar a acção sobre materiais multimédia (e a custa disso tenho uma resma de artigos para ler) e a tentar organizar o material sobre e-learning que tenho no computador e em papel (vários dossiers a que é preciso dar uma lógica). Descansar? Sim, sim... e isso é o quê?

Teresa Martinho Marques disse...

:)

Cristina Gomes da Silva disse...

'Tás muita gira 3za!

Teresa Martinho Marques disse...

Vantagens das tecnologias... podemos ter umas bonecas todas giraças a representar-nos... é como a minha Te no SL... até olhinhos azuis...

Anónimo disse...

Só te digo que me diverti imenso a criar a minha representante (lol). A minha filha disse-me que parecia estar a jogar "The Sims". Por enquanto, limitei-me a escrever o meu discurso, pois estou com problemas com o microfone, mas anseio o dia da gravação final! E quando começarem as aulas? Dá para imensas brincadeiras na aula de EM...

Teresa Martinho Marques disse...

:) Mas alguém está mesmo de férias??? eh eh eh beijinhos