quinta-feira, maio 24, 2007

Ainda o cef^SL e mais umas coisas...

Acabei de ver esta informação no blogue do encontro na UA, que completa a informação que aqui deixei ontem, relativamente aos momentos públicos do workshop:

Toda a sessão da manhã (hoje) será integralmente transmitida em vídeo para o Second Caffé. (Café da Universidade de Aveiro no Second Life)

Quem já tiver "boneco" pode aparecer...
Quem quiser ter a oportunidade de assistir às conferências... pode sempre iniciar-se na aventura!


Dou comigo a pensar nesta coisa espantosa de ficar perto, mesmo estando longe. De como o engenho do homem pode ser posto ao serviço de tanta coisa importante. De como a sociedade do conhecimento, devidamente gerida, pode realmente ampliar o nosso acesso a ele sem fronteiras de espaço, mesmo de tempo. De como, enfim, seria talvez simples aproveitar todas estas potencialidades para o melhor, para promover o encontro, a partilha, a união de esforços. Uma certa solidariedade institucional e humana que ampliariam a nossa voz.

Enquanto a dispersão reinar, nada poderemos. Seremos pequenas ilhas sem sustentação e assim iremos caminhando sem saber nada da ilha que ao lado existe.

Ah, é verdade, falava eu da greve um destes dias e ouvi, algures entre a brincadeira e alguma apreensão: olhe que se fizer pode ser despedida! Despedida? Sim. Não sabe que têm de dar o seu nome lá para cima? Para que acha que é? Fica na lista negra...

Antes na lista negra... que na lista inócua e branca.

Ah, e aproxima-se o concurso para professor titular... a prova de fogo à minha obstinação pela coerência e pelo direito a optar pelo percurso que entendo ser o mais ajustado às minhas características profissionais (tenho queda para soldado, o que é que querem?). Pagarei, sei, por esse direito à escolha, que, portanto, direito não é. Serei penalizada daqui para a frente, marcando passo na coisa financeira, na coisa da carreira, mas pronto. Alma serena.

Ah, e agora hei-de andar congelada até 2009... eu, que em teoria deveria ter passado para o 9º, processo concluído, apenas por uma semana a expectativa gorada de mais um aconchego mensal no salário. Duplamente penalizada agora que optarei por, mais uma vez, me autocongelar no 5º da nova carreira... aguardando o descongelamento um dia, sabe-se lá quando, que me permitirá receber o tal vencimento a que tenho direito (teria) correspondente ao escalão real em que devia estar colocada.

Ao ouvir a notícia de manhã... ocorreu-me este pensamento perverso... que tal congelar um pouco a minha actividade no que respeita aos extras que ofereço ao sistema, por conta do tempo da componente individual que deixei de ter mas que insisto em roubar à vida para que o desempenho se mantenha nos níveis de exigência que são os meus padrões?
O que me faz dar, dar, dar, dar, quando a recompensa recebida é ver desaparecer aquilo a que tenho direito? Quando me tratam assim tirando, tirando, tirando?

Apreciando o estado de anormal cansaço em que me encontro neste final de ano lectivo, vou fazer um balanço sério nestas férias e verificar realmente como poderei fazer para ser a melhor professora para aqueles que precisam de mim, não me esgotando em ofertas ao sistema que o não merece. Não é amargura, ou desalento, não. É clareza de espírito. É constatação de que se continuar a este ritmo, os alunos acabarão por sofrer as consequências das minhas limitações físicas. Isso, dê lá por onde der, nunca deixarei acontecer. Sacrificarei o que tiver de ser sacrificado, nunca a minha total disponibilidade e o meu completo envolvimento com os pequenitos colocados a meu cargo.

Onde é que eu comecei?
Ah... era a SL...
Mas a SL não me faz esquecer a RL (Real Life) nem por um minuto.
SL para mim faz sentido sem alienação... como complemento...

Pois.

4 comentários:

Anónimo disse...

Real life, second life... Estou tão longe! Talvez por me encontrar a esta distância, ainda não lhe senti a falta. Dizem que quem não conhece, não sente falta... Reconheço que assim é. Talvez nas férias vá à descoberta!
Quanto à nossa vida real, cada vez ando mais assustada com o retorno ao passado!
Bjis 3za

Anónimo disse...

Pois... assustador de facto...
Beijinhos

Anónimo disse...

esta muito giro

Anónimo disse...

Oh Sa... andas a passear-te por aqui? Está quase na horinha de dormir! :)