sábado, maio 12, 2007

Second Life.... a aventura continua...

Quarta feira passada, novo encontro na Universidade de Aveiro... mas desta vez com componente lúdica acentuada. Duas das "meninas" do grupo (Maria e Ocacao) (tele)transportaram os presentes seguindo um roteiro previamente estabelecido.
Sim, pronto. Um roteiro pouco convencional mas extremamente divertido, com alguns percalços pelo caminho. Por conta de uns energúmenos com "armas" no Rio (Brasil) acabámos por ali passar pouco tempo e ficou-me a questão a balançar na mente: será que na natureza humana, mesmo num espaço virtual como este, a violência não consegue deixar de estar presente?
O que me leva a um "vídeo" curioso divulgado no blogue "
Nada Vinculativo" a propósito das regras de convivência social transportadas para um universo (o da SL) onde, em teoria, tudo seria permitido... mas... Se sentirem curiosidade, podem ver aqui.
Neste segundo encontro estreei-me em algumas técnicas. Bebi água de coco e dancei disco. Acreditam? Eu também não acreditaria, mas é a mais pura das verdades. E estava a precisar de intervalar o desfiar de mil tarefas, nem que fosse assim por um bocadito, virtualmente. Já que não posso afastar-me "realmente" para longe...
Curioso ir percebendo como tudo funciona.
Pergunto-me qual será o tema da próxima quarta... somos sempre surpreendidos.
Professores e alunos da UA, mais os convidados (qualquer "pessoa" interessada pode aparecer)partilham um espaço comum, embora possam realmente estar bastante longe uns dos outros.


Talvez a possibilidade de encontro virtual seja uma das maiores potencialidades, por permitir uma interacção que o normal "chat" não alcança.... E como eu tenho a mania dos fios.... já se vê...
A teia alarga-se. Gosto da companhia destes novos parceiros de aventura tecnológica...
Preciso, todavia, de entender melhor algumas das questões técnicas que permitem passar da pura utilização, à produção de conteúdos... Por exemplo: um espaço virtual de aprendizagem... ou de animação da leitura e do livro... sei lá eu! Pena não poder estar presente no workshop agora em Maio... Mas pronto.
Isto vai com calma.
Agora vou ver uns testes... digitalizar umas imagens para o slideshow do projecto de escrita colaborativa... enfim..... The real life calls!!!


(roubei uma das fotos da Maria...)
.
ADENDA: a SL vai criar um sistema de identificação (formal, através de documentos pessoais) que inibirá os eventuais menores de 18 anos registados (provavelmente alguns ainda mais jovens, que adulteraram a identidade, integrando-se mesmo com idade inferior a 13) de aceder a conteúdos "adultos". Depois de o sistema entrar em vigor, tal só será possível a utilizadores devidamente identificados. Todos os outros verão o acesso a esses conteúdos restrito. Esta medida insere-se no conjunto de acções para tornar a SL um local "mais seguro" para os jovens, limitando o acesso a conteúdos pouco adequados ao seu nível etário. Louvável, claro. Esperemos que funcione. Seria bom que a SL se expandisse à custa de conteúdos educativos com interesse e não de conteúdos alienantes. Mas, como em tudo, o livre arbítrio comanda.... Na vida que é vida, não é diferente. E, como dizem alguns, falamos de uma tecnologia e não de uma segunda vida. E, como dizem outros, para alguém preso a uma cama, uma cadeira de rodas, um queimado profundo, este universo, esta tecnologia, permite um conjunto de relações que humanizam a existência de alguns destinos... permitem quebrar o isolamento e vencer barreiras... ou não?

Sem comentários: