sábado, setembro 13, 2008

Ontem...

Olha a stora de Matemática!!! Olha a DT!!!
Todas ao molhinho (mais coisa de meninas, sim) muitos abraços e beijinhos a mim, à Nena...
Os rapazes com sorrisos, mas mais contidos.
Foi delicioso. Já cheira a flores e a mel.

O beijinho de uma Mãe (também professora à espera de colocação)enquanto trocava seringas (a colocar em pontos estratégicos para o caso de uma hipoglicémia grave) e pacotes de açúcar com a DT, por conta do cuidado extremo que temos que ter ao longo do ano com uma diabetes agressiva de uma das alunas mais vivas, fortes, especiais e doces (ela ri-se com a ironia carinhosa) que tenho conhecido... Responsável e autónoma (sempre com a sua bolsinha para medir, administrar, comer o que é necessário às horinhas certas), estas medidas destinam-se apenas a situações que que a descida é rápida e pode acontecer a inconsciência. Aí passamos nós à acção, às medidas de suporte de vida, até que a ajuda médica chegue se não conseguirmos fazer subir os níveis de açúcar.
No ano passado pedimos a uma enfermeira que viesse até nós ensinar-nos como proceder, como lidar com esta condição. E apanhámos alguns sustos embora, felizmente, nunca tenha sido preciso nem a injecção salvadora, nem apoio médico, por se ter conseguido sempre reverter a situação. Ela aninhada em nós enquanto calmamente se faz o que tem de ser feito.

Somos o prolongamento do colo, do coração e das mãos dos Pais na escola.
Podemos às vezes até ser mais do que isso.
O confidente, o psicólogo, o enfermeiro que cuida ou salva.
Nesta turma têm de confiar em nós até a vida de um filho.

Há lá grelha onde isto caiba...

5 comentários:

Anónimo disse...

Nota-se a léguas o carinho com que falas da tua profissão e dos teus alunos. Parabéns!
Força e coragem para mais um ano lectivo :)

Herr Macintosh disse...

Claro que há grelha para isso! Vamos lá avaliar numa escala de 0 a 100 o nível de eficácia das intervenções que tiveram com base nos indicadores de gestão operacional que foram definidos! Com que então a dizer mal das grelhinhas dos senhores expertos do Ministério, hem! Hem! Mau! :-D

Teresa Martinho Marques disse...

Patecas :)... Obrigada pela visita e pelas palavras!
E tu, Mac, que te dizer? Queres ser grelhado????? ;)

Herr Macintosh disse...

Depois do que vi/ouvi nos dois últimos dias acho que, decididamente, os loucos estão a governar o manicómio (com a devida vénia a Alan Cooper, autor de The Inmates are Running the Asylum). Ou seja, estamos completamente lixados/grelhados/fritos (é só escolher aquilo que se aplica melhor à situação particular de cada um).

Teresa Martinho Marques disse...

:) pois...