terça-feira, setembro 30, 2008

Resolver problemas...

Uma aluna anda a fazer um projecto surpresa... Não sei o que será... Hoje encontrei na caixa de correio isto:

Assunto: Já fui ao blog
5:25 Professora já fui ao blog deixar a minha entrada sobre o meu projecto surpresa! E sem erros penso eu! Beijinhos
o blog está muito giro!

Assunto: Não consigo
5:32 Professora !!!!!!Eu na hora do scratch time como eu não tinha pen eu guardei e enviei para o meu mail e está cá, mas quando o abro diz-me que não consegue ler e aparece como se eu tivesse aberto o scratch normalmente sem o projecto! Mas eu agora estou a desconfiar de que se calhar tenho de instalar a nova versão no meu pc! Amanhã falo consigo!bjs

Assunto: Já consegui
5:40 Olhe prof afinal como eu tinha a versão antiga não dava para abrir, mas já instalei a nova versão e já consegui abrir o projecto! Estou muito feliz!bjs


Foi bom só ter visto estas três mensagens depois do problema resolvido. Dei-lhe tempo e espaço mesmo sem saber... Era só do que ela precisava. E de ir conversando comigo, partilhando as conquistas. A felicidade por uma conquista apenas sua.

---------------------

Na aula, hoje, outro aluno: Professora, passei ontem três horas a resolver o problema do projecto do meu relógio digital que comecei no Scratch time! Ah! E fui ao blog avisar que ia aparecer um projecto novo!

À tarde no correio: Professora, o projecto do relógio já está no blog da turma prontinho e completo.

---------------------

Entretanto, a equipa especialista em arranjos gráficos reformulou por completo a aparência do blogue... (está mesmo muito bonito!). Uma delas dizia: já coloquei a letra mais escura para se ler melhor...

---------------------

Já corrigi o erro ortográfico do projecto dos incêndios e coloquei outra vez no blogue!

--------------------

Estão no sexto ano, têm 11 anos... Falamos muitas vezes da importância de se tornarem cada vez mais autónomos... mais responsáveis... e de como é bom ir crescendo e evoluindo... aperfeiçoando as nossas capacidades ao longo do tempo. São conteúdos importantes de todas as aulas que temos em conjunto...
Reagir aos desafios e resolver problemas não é uma coisa da Matemática.
É uma coisa da vida. É uma forma de estar, de pensar e de ser.

O GTscratch é cada vez mais deles e menos meu.
Gosto de ver asas a crescer por dentro e por fora.

6 comentários:

Luis Neves disse...

Andei a espreitar os Blogues dos teus alunos, GTscratch, o Blog das Borboletas, e o novo geraçãoBest. E fiquei impressionado com a quantidade tão grande de projectos que eles fizeram ao longo do ano!
Os Teus Pequeninos Programadores são uns grandes trabalhadores e uns Entusiastas do Scratch. Portugal Não vai ter falta de criativos e criadores!
Parabéns teresa, tens ai nas tua escola mesmo uma geração cheia de vontade e talento.

Este Agosto descobri um Blog dedicado à ciência DE Rerum Natura , que costumo ler , é de um conjunto de Professores de Coimbra, O Buesco (de matemática) e o Fiolhais (Fisica).
Hoje tem uma noticia que te envio porque te deve ser útil. A Univ. Coimbra disponibilizou a Biblioteca Digital de BOTÂNICA
Vê a noticia aqui:
De Rerum Natura: Biblioteca Digital de Botânica

Eu foi lá experimentar e é muito fácil de aceder aos documentos. Muito giro.

Teresa Martinho Marques disse...

Luís, muito obrigada pelas tuas palavras! Já conhecia o blog a que te referes... divulguei-o na Teia há uns meses. MAs não tenho tempo para percorrer todos os blogues de que gosto... e a tua dica é óptima! Estou a refazer o blogue do nosso Departamento (EXacto EXperimental), que passou a incluir as Ciências, e a acrescentar ligações de qualidade para conteúdos científicos. Acabaste de me acrescentar a lista... :)
Obrigada!
Volta sempre!

maria disse...

Estou com vontade de ser tua aluna porque não percebo nada do scratch! Já tenho instalado mas não sei por onde hei-de pegar-lhe. Socorro!

Teresa Martinho Marques disse...

:) Maria, escreve no Google: scratchtime... chegas ao blogue do clube... do lado direito tens ligações para manuais em português... Espero ter ajudado um cadinho! Abraço

Unknown disse...

=D
Maravilhoso!
é uma geração com uma diferença abismal. Sem dúvida. A net nasceu connosco. Mas eles já nasceram com a net. E isso irá fazer uma mudança significativa e curiosa de observar nos próximos anos.

Teresa Martinho Marques disse...

É realmente maravilhoso estar do lado deles enquando os vamos ajudando a crescer. Considero um privilégio poder acompanhar a História enquanto ela se vai fazendo... Tal como dizes, vai ser curioso observar, estudar... porque o futuro é difícil de imaginar... Obrigada pela visita.
Volta sempre!