quarta-feira, junho 04, 2008

Momento de paz...

Dia de "meeting" de atletismo, aulas a meio gaz...
Oportunidade para ficar apenas com alguns alunos e fazer coisas serenamente, coisas diferentes ou nem por isso.
Com os mais pequenos, fui para a Biblioteca.
Quatro das meninas estiveram todo o tempo de volta dos seus blogues...
O entusiasmo é imenso.
Sabe, professora, a Nocas está como eu, já tem dois. Um é só para os morangos com açúcar (como o meu para Montana) e outro para a escola e o dia a dia...

A Bia deu uma aula às restantes sobre como compor/construir cabeçalhos para os blogues... a certa altura aprendeu com a Carol como alterar o tamanho das letras no paint (Eu não sabia professora! Foi a Carol que ensinou! Carol feliz.)
Aproveitei para repetir a importância da partilha de aprendizagens. Ninguém sabe tudo... o bonito é uns descobrirem umas coisas, outros outras e partilharem. Todos ganham e avançam mais depressa. Foi bonito vê-las juntas... escutá-las... constatar a desenvoltura um ano lectivo depois.


Professora, posso fazer um cabeçalho para o blogue da turma?
Claro! Devem personalizá-lo. A partir de agora quero que sejam vocês a assumir muito mais responsabilidades. Já vos disse. E embelezar o blogue é responsabilidade vossa.

(Já na segunda-feira a minha Sarocas fez um restyling ao Turbêturma - disse-me que achava o template feio e pobrezinho sem cor. O Turbêturma... que vai deixar as minhas mãos este mês... os meus 28 na sala vão todos para o 7º ano...)

No sexto, foi mesmo amena cavaqueira dentro da aula. Imaginem-se com 30 anos... estarão onde? A fazer o quê? Desafiei-os.

As respostas mais diversas...
No quadro branco, o kiko das borboletas, com a minha caneta preta, classificava com os nomes latinos todas as borboletas portuguesas. Vou ser entomólogo, disse.

(perdi a foto por um lamentável engano e partilho apenas a "miniatura"... se a recuperar por inteiro deixo-a aqui.)
E depois de concluir o esquema ainda deixou no quadro algumas perguntas que dirigiu aos colegas... as respostas não se fizeram esperar...

Manhã: momento de paz. Coração cheio.

Agora Lisboa... Universidade até à noite.

2 comentários:

Avó Pirueta disse...

Bem merecida, essa Paz. E aquele cansaço bom... E as saudades já a apertarem. "Quem tomará conta deles para o ano?" Um certo ciúme santo. Não há dúvida: o ano lectivo está a acabar. Com sucesso, paz e alegria. A do dever cumprido. Apesar de haver ME.
Beijinho da Avó

Teresa Martinho Marques disse...

Há uma parte do cansaço que não é nada boa... é a parte do cansaço devida a coisas tontas que nos afastam da essência. Hoje com mais uma reunião de provas de aferição a impedir-me de me dedicar ao que é verdadeiramente importante, não escondo uma certa irritação com um sistema que nos enche de tarefas menores, de mil papéis para nos distrair daquilo que deveria estar no centro da nossa atenção... mas enfim... E, sim... um certo ciúme santo... :) Beijinho doce...