domingo, abril 22, 2007

Second Life - Não há duas sem três...

... e à terceira é de vez!
(preparem-se, que isto é longo e "os bonecos" só aparecem mais lá para o fim...)

Com todas as reservas... mas sem poder ignorar o fenómeno (alguém ouviu ontem a notícia da propaganda eleitoral feita no SL com sedes de campanha virtuais, encontros... debates?), sei que num futuro não muito distante os alunos que me chegarem às mãos passarão provavelmente muito (demasiado) tempo nesta segunda vida feita de bits com gente por trás. Sei. Antecipo. Sinto que para lá se caminhará (os meios de comunicação começam a dar os primeiros sinais... ao espalharem a palavra atraem utilizadores). Sei que nada poderá ser como dantes.
Pela internet encontram-se análises em revistas financeiras sobre a economia montada em paralelo nessa vida, sobre empresas conhecidas que usam o espaço no seu marketing... vejam algumas entradas (há tantas mais):

ELPAIS.com - Second Life estudia restringir la inmigración ...

Smart Mobs: Reuters opens virtual news bureau in 'Second Life'

Second Life: Marketing Fool's Gold? WebProNews
As Second Life continues to be inundated with brand marketing, ... Nissan, Scion, AOL, Reebok, Adidas, Dell, H&R Block, Sony-BMG and every other big ...

Sei que se ignorar, não poderei ajudar, formar para uma utilização não alienante das TIC. Este mundo virtual é uma gigantesca "playstation" gratuita, acessível, simples de utilizar... O SL anuncia (já há tempo e não apenas agora - corrigi aqui a informação aproveitando o comentário da Catarina C) na entrada da sua página uma second life teen (para menores de 18). Talvez procurando afastar os jovens de conteúdos menos apropriados às suas idades, que vão alastrando no SL... Os pais felizes, sossegados.. os filhos já nem saem de casa!
Há tempos, uma colega disse-me que o filhote de 4 anos estava viciado em jogos. Que evitou o que foi possível até o deixar entrar nesse mundo, porque o primo em sua casa disponibilizava o acesso. Resultado? Está a tentar fazer o processo inverso.
Se aos quatro já pode ser assim, aos 10, 11, por aí adiante com esta onda a instalar-se, será um dia como?

Fui acompanhando pelo blogue Interact e pelos blogues na Praia e Nada Vinculativo as notícias sobre o SL, até ao momento da aquisição pela Universidade de Aveiro de uma ilha virtual (onde se encontram a construir o espaço da primeira universidade portuguesa nesse mundo).
Confesso que já havia ensaiado o nascimento de um avatar (o boneco virtual), depois de falar da primeira vez no assunto. Mas o tempo era nenhum e apaguei-o. A curiosidade renasceu com o projecto da UA e lá fui eu outra vez. Só que agora avancei um pouco mais no conhecimento, rentabilizando recursos e tornando-me mais ágil, graças a um outro blogue que, embora fazendo constantes referências à UA, é sobretudo delicioso, cheio de humor, mundano, descontraído, inesperado e sedutor: Get (a second) life! Nestes tempos mais cinzentos, sabe bem encontrar também estes festivais de sorrisos e cores!
Com ele aprendi o suficiente para ganhar uns dólares linden sem fazer nada (deixando o portátil ligado ali ao lado a facturar, com o meu boneco sentado) e comprar "um visual" fashion, muito the girl next door (confesso não ter conseguido avançar para um alter-ego recheado de diferenças bombásticas... e vai de comprar jeans e sweats como as que uso habitualmente... não se riam. Sou uma miúda normal e gosto de fazer compras! )
Agora sim, estou pronta para aprender a tirar partido de um instrumento que me dará a oportunidade de viajar até Aveiro e participar em encontros sobre as TIC em educação.

Entretanto, descobri que a minha amiga TL, do blogue Talvez uma Península, tal como eu, sorrateira, já havia criado o seu boneco... Ali deixou (deixámos) aos viajantes o desafio de confessar a existência de uma identidade virtual paralela no SL (se for confessável, claro... agora estou a rir-me... )

Bem... chegou o momento:
Apresento a Te Yealin (Te... Teresa Teia Te Ya lin... de linhas, links... ligação... encontro).
Podem vê-la (ver-me) aqui passeando no espaço da Universidade de Aveiro e descobrindo hoje ali a divulgação de um evento interessante...






OK. Pronto. Estou favorecida, claro. Menos rugas, pois... Mas a culpa não é minha! Ainda não domino bem a técnica... Faz de conta era eu há dez anos atrás...



Criei já um novo marcador (que permitirá pesquisar as entradas por "Second Life"), um espaço nos links dedicado ao SL e, sempre que relevante, darei notícias. A primeira é já esta:

vai realizar-se um workshop na Universidade de Aveiro sobre a SL, de 23 a 25 de Maio (no dia 24 têm lugar sessões virtuais abertas das 19:30 às 21:30 sobre educação no SL e negócio no SL). Mais informação aqui (e acesso a um pdf do cartaz onde a informação é visível): http://napraia.blogs.ca.ua.pt/

cartaz_cef_sl_pequeno.jpg


E umas últimas palavras para reforçar:tudo isto com conta, peso e medida. Que a vida é a vida. Uma rosa é uma rosa e mesmo que daqui a muito pouco (está já previsto o lançamento) em vez de se falar por escrito, possa ser usada a voz entre os "avatares" que criámos... um café tomado ao lado de um amigo, uma ida à praia e um abraço têm aroma que espero nunca desapareça afogado pelo virtual...

Mas não é assim tudo como sempre foi? Lembram-se da televisão quando apareceu? Pois... eu cá só vi pela primeira vez aos 7 anos de idade (quando fomos à Lua, em 1969... vantagens de ter um Pai cientista que queria ver tudo em directo...). Até ali sempre se resistiu. Eram os livros e as brincadeiras com os manos, a 4. As leituras dos pais e avós. Assusta-me ver bebés com poucos dias de vida nos centros comerciais, crianças de 2 anos vidradas na TV, miúdos de 4 viciados em playstation. Mas este é o meu mundo. Não há outro. O mundo em que serei professora no futuro. Professora destes meninos. De nada servirá a lamúria e o encosto saudoso e inútil a um passado que não volta. Precisamos de nos preparar para esses tempos que nem sequer adivinho... e espero que os pais vão fazendo o mesmo...

Que vaga vem por aí?


12 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Acabei de ler o comentário que deixaste no GASL, obrigada. :) Pois o SL é um mundo muito curioso e cheio de possibilidades, realmente. Quanto à teen grid, ela já existe há bastante tempo, embora também haja quem pense que é um erro uma grid apenas para miúdos dos 12-18 anos. Eu, sinceramente, tenho grandes dúvidas quanto ao facto, não sei até que ponto eles estarão protegidos...enfim, matéria para reflexão. Pois então, lá nos encontraremos! :)

Beijinhos!

Cat Magellan

Anónimo disse...

Vou fazer essa correcção em adenda. Penso que tens razão... eles se desejarem vão aonde lhes interessa... não vivem num mundo separado dos adultos... essa é que é a realidade... mesmo a realidade virtual! Obrigada pela visita! Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigado pela referência ao workshop e ao trabalho que vamos realizando no SL.

Unknown disse...

Olá!

A tua avatara está o máximo! ;)

Anónimo disse...

Mas tua é mesmo pro!!! Espectáculo!
Vou linkar o teu blogue aqui à teia na secção SL...
Obrigada pela visita! Bjs

Teresa Lobato disse...

Bom, 3za, tenho de confessar que caprichaste na produção do teu avatar! Eu, tenho de confessar, ainda não me dei alta, a mim própria, da clínica de estética... Mas, que queres! Ainda ando a voar.
Lá, aqui, nos encontraremos.

Anónimo disse...

Andas a meter-me o bichinho...

beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Fica na clínica enquanto for preciso :)
E, Marta, depois apresenta-te!

Teresa Martinho Marques disse...

Beijinhos

José Paulo Santos disse...

Lindo avatar... caprichaste, Teresa! Mesmo assim, o original ainda é bem mais bonito, simplesmente porque é "original" e deu vida a outro "ser"!

José Paulo Santos disse...

Logo que consiga perceber por que razão o meu SL deixou de funcionar, tentarei encontrar-te na outra vida para esvoaçarmos e olhar o mundo de cima...
Saudações de Polo Salomon

Anónimo disse...

:)
Estas actualizações têm dado alguns problemas...