terça-feira, janeiro 02, 2007

verouvirsaborear


Pois...
O desafio do vídeo. Tenho andado a ruminar nele, pois vislumbro potencialidades educativas poderosas que me apetece explorar nas aulas e noutros projectos. O bichinho contaminador foi propagado na acção de formação
pelo formador Paulo Izidoro e, embora o tempo não seja muito, hoje estou a gastar os últimos minutos de tempo sem actividades lectivas tentando aprender algo que possa colocar ao serviço da escola e da actividade educativa.

Primeiro desafio: descobrir como exportar um ficheiro para um formato "leve" (mp4) utilizável em partilha através da internet.

Através de uma outra dica que vos dei há dias, sobre marcadores - o blogue onde encontrei informação, descobri a existência de video conversores - download gratuito (ver aqui):
http://programmedtobehere.blogspot.com/2006/12/free-video-converters.html
Escolhi o segundo programa ( http://www.any-dvd-converter.com/ ) um DVD especial que tenho aqui... compilação feita pelo Carlos Sequeira de "material" diverso dos Piratas do Silêncio (a nossa antiga banda), a partir de vários contributos vídeo de cada um de nós, que ao longo dos tempos fomos coleccionando para mais tarde recordar...

De tudo o que tenho seleccionei, para já, a Festa CE, Porto 1992 - um espectáculo especial pelos grupos que estiveram presentes em palco connosco. Uma recordação inesquecível.
Avancei... converti...

Segundo desafio - partilhar: reactivei o meu canal vazio do YouTube (ainda ando a ver se percebo bem como tudo se faz) e... upload... será? ( http://www.youtube.com/profile?user=3zamar )

Espanto dos espantos... está lá! Nem acredito!
(Pareceu-me no processo, ainda não experimentei, que o YouTube deve ter algum conversor... mas como optei por converter logo, ainda não percebi se é assim...)

Olho para mim como se quem vejo fosse outra. O tempo passa...
Por fora há diferenças.
Por dentro sei que cresci sendo, na essência, a mesma de sempre: uma sede imensa de experimentar. (Uma urgência de viver tudo o que é possível, no pouco tempo que nos é concedido? Espero sinceramente ter direito a mais umas vidas, se as houver...)

Agora vou tentar outros voos... Já seleccionei alguns vídeos breves da transformação de uma das minhas lagartas em crisálida... a metamorfose faz parte do programa do 5º ano de Ciências... gostava de conseguir arranjar um editor de vídeo gratuito (sem tempo limitado) para compor imagem e música... sei lá... a minha cabeça já está a voar... a voar... a voar...

(Acho que me é difícil pousar...)


Piratas do Silêncio - Porto 1992
Festa CE (com Piratas do Silêncio, Trovante, Mafalda Veiga, Lua Extravagante...)
Transmissão feita pela RTP 1


10 comentários:

Herr Macintosh disse...

gostava de conseguir arranjar um editor de vídeo gratuito (sem tempo limitado) para compor imagem e música...
Bem, apesar de o Natal já ter passado, o Pai Natal ouviu as tuas preces e envia-te um segredinho: há uma coisa dessas, sim senhor. Chama-se Avid Free DV e é o irmão pequenino de um dos suprasumos da edição digital de vídeo, o Avid, que aparece nos créditos de muitos filmes e custa uma batelada de dinheiro. Nunca o utilizei porque tenho o Final Cut Express (o irmão mais pequeno do outro suprasumo da edição digital, o Final Cut Pro).

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada Pai Natal!!!!!!!!!
Tenho estado a experimentar montar o vídeo da crisálida com o AVS Vídeo Editor... mas só comprando ele deixa de aparecer com umas palavrinhas no centro do meu trabalhito... mas parece interessante e "amiguinho do utilizador". Agora vou virar-me para a proposta do Pai Natal... para ver se consigo fazer o mesmo... só que limpinho e bom para usar!
Mas, primeiro, comer e dar de comer à bicharada... ou morremos todos à fome por conta das experiências audio-visuais...
Obrigada, mais uma vez, pela dica!

Teresa Martinho Marques disse...

Momentaneamente, não se consegue aceder ao "site" sugerido pelo HM... mas deve ser coisa temporária. Aguardemos...

Rita Oliveira Dias disse...

Só para desejar um Bom Ano!Abraço

Teresa Martinho Marques disse...

Bom Ano para ti também, Rita!

IC disse...

Há já uns aninhos andei muito entusiasmada a editar vídeo com imagem e música (umas gracinhas inspiradas nos netos)com o Adobe Première (que me arranjaram gratuito, pirateado), até fiz um cursinho online para aprender a lidar com o programa. Mas é um programa do século passado, um vídeo de 30 segundos ficava-me com mais de 40 megas!! (Se isso se pode diminuir, não aprendi)
Bem, mas hoje depois das andanças com o blogger, estou capaz de jurar que não quero saber de mais inovações ;) Ainda bem que arranjaste marcadores, Teresa, para eu daqui por... um mês vir à procura das tuas TIC e, quem sabe, vídeo!
:)

Teresa Martinho Marques disse...

... já há marcador vídeo... e consegue-se realmente algo com cerca de 5 minutos por 20 mega... "not bad"! Vou partilhando... beijinhos

Anónimo disse...

gostamos muito de ouvir a professora mas naquela altura nao se parece nada consigo e podia ter tido uma boa carreira como cantora.
Beatriz Nobre e Adriana

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada minhas queridas!!! Pois... já passaram uns aninhos... e deixei de fazer parvoíces com o cabelo... agora é tudo ao natural... Perdeu-se uma cantora, mas continuei professora... coisa de que gosto muito! Beijinhos!

Anónimo disse...

Muito giro..... parbens tem uma banda muito gira.



teresa