domingo, janeiro 21, 2007

Colocar ficheiros de audio num blogue (ou "site")

Respondo aqui a um pedido feito num comentário pela Armanda... (querem saber como nos conhecemos virtualmente há uns anos? Pois... foi por alturas da reorganização currricular no célebre fórum do DEB, onde tive oportunidade de participar, colocar documentos da nossa escola e enviá-los a colegas de todo o país que mos solicitavam. Nem blogues na altura, nem sites meus... foi a primeira grande teia de professores em que participei e confesso muito ter aprendido. Um tempo, já aqui o disse, em que o Director Geral do DEB, Paulo Abrantes, dialogava directamente através desse instrumento com os professores... pois... claramente um outro tempo...).

Regressemos ao pedido da Armanda (prometi fazer entrada sobre o tema):
Como coloco ficheiros só de audio num blog?

Aprendi a fazê-lo com a
IC. (Tenho aprendido tanto com os contributos de todos aqueles a quem me ligo na teia...)

Eis aqui as dicas que ela me deu e que agora passo a quem quiser aproveitar a sua enorme experiência:

(...)descobri um processo de colocar na net gratuitamente (
http://www.castpost.com/) as nossas próprias músicas desde que convertidas em mp3 e depois ter o código para colocação no blog (...)

.



(...) A conversão de faixas de cds para mp3, faço-a com um programa chamado audiograbber. (...) basta escreveres na pesquisa do Google audiograbber free download que te aparecem vários sites e as versões devem se mais recentes do que a minha. É mesmo download gratuito, não é daqueles só para experiência durante um mês e não terás dificuldade em saber como usá-lo (...)


Deixo aqui uma ligação possível:

http://www.audiograbber.com-us.net/ .


Em síntese:

- Temos os ficheiros audio (pode ser a faixa de um CD – atenção aos direitos de autor, ou algo que gravámos…. exporta-se para mp3 (com o audiograber ou outro que se use habitualmente).

- Cria-se “um blogue de som” para fazer nele upload dos ficheiros e…depois de os carregar ele fornece o código html para colar no blogue ou site. (Tal como no YouTube.)

No site
www.song2play.com temos ainda à disposição milhares de temas musicais - canções já com código html disponível para colocação em blogues ou sites… É só descobrir o que se quer, copiar o código e colar no local pretendido (do post ou do template).

.


.

O resto é bater um bocadinho com a cabeça… mas estes até nem são difíceis de dominar para quem tem uma experiência mínima nestas andanças.


O prometido é devido e está cumprido!
Espero que seja útil…


5 comentários:

Anónimo disse...

obrigada, Teresa. Impecável!
Devo confessar-te que o teu blog é quase como se fosse o meu jardim. É aqui que busco uma lufada de ar fresco, no final de cada dia. Bem-hajas. Armanda

Anónimo disse...

Deixo mais uma sugestão que pode ser útil: http://www.podcasting-tools.com

Anónimo disse...

Duas notas:
1 - O postcad só disponibiliza 100 megas (o que não tem problema se não se tratar de músicas que se queira que permaneçam nos posts)
2- O código das músicas do songplay faz que estas comecem a tocar automaticamente no blog. Para que tal não aconteça, basta, onde, no código, está autoplay="true", mudar true para false

Anónimo disse...

Obrigada Armanda, José e Isabel... pelas razões que se adivinham...

Anónimo disse...

Realmente parecia fácil... Mas, agora que já tentei seguir os vossos conselhos, apetece-me dizer "só sei que nada sei". Já consegui converter a faixa em mp3, mas o postcast não me deixa aceder e, portanto, bloqueei outra vez. Ohhh! Ainda estive no podcasting-tools, mas quando ainda se sabe pouco, tudo é difícil! :-( Enfim, o meu bem-haja, de qualquer das formas...
Armanda