quarta-feira, dezembro 20, 2006

A tecnologia não opera milagres...


... mas pode ajudar a redefinir a forma de pensar e de comunicar. Sim... porque se for apenas para fazer mais do mesmo, só com roupa nova, sem rentabilizar ao máximo a interactividade e envolvimento dos alunos, não vale a pena o investimento...

Preparamo-nos, como já disse, para adquirir um equipamento portátil (eBeam quadro), com verba do Plano de Acção de Matemática, que vai permitir transformar qualquer quadro branco normal em quadro interactivo... No projecto inicial pensámos num quadro interactivo, mas esta tecnologia, com menor custo, permite a utilização em mais do que uma sala. Está nos nossos planos adquirir dois (um agora e outro para o ano).

O compromisso, para além da formação, é sentarmo-nos a pensar em novas formas de abordagem do ensino-aprendizagem que possam motivar os alunos e ajudá-los a ter melhores desempenhos (não falo apenas da Matemática... vou ver como posso aplicar este meio à animação na BE-CRE...)

Já perceberam que ando a tentar entender melhor como funcionam estas coisas...
desde que nasci, tenho assim esta espécie de sede de saber por antecipação. É mais forte que eu.

Portanto, hoje arranjei o folheto e comecei as pesquisas.

Não avancei muito (outras tarefas se colocam pelo meio...) mas partilho o que já encontrei. Passo a publicidade (seria difícil fazer a partilha sem menção à empresa e ao produto)... Obviamente devem existir outras soluções no mercado. Aponto esta como mero exemplo para eventuais interessados, que desconheçam a possibilidade e possam aproveitar as dicas... ou partir daqui para outros voos... ou, quem sabe, indicar-nos trabalho já desenvolvido (uns links davam jeito... vá lá... prendinha de Natal para a Teia!)



http://rv.cnotinfor.pt/produtos/ebeam-quadro/index.php



Os receptores do eBeam Quadro são completamente portáteis e instalam-se em poucos minutos. Podem utilizar-se os quadros brancos já existentes tornando-os digitais.
Basta aplicar o sistema directamente no quadro, ligá-lo ao seu computador, inserir os marcadores nos suportes digitais e iniciar o eBeam software. Toda a informação escrita/desenhada será captada pelo PC e posteriormente guardada ou impressa, ou ainda partilhada ou publicada na internet em tempo real.


Mais alguma informação sobre a aplicação desta tecnologia:

A Universidade de Keele, em Staffordshire, Reino Unido tem vindo a realizar há cerca de 6 anos diversos estudos sobre a utilização de Quadros Interactivos no ensino da Matemática (sobretudo no Ensino Secundário). Os resultados do estudo mostram que a junção deste dois “elementos” indicia uma verdadeira revolução na aprendizagem desta disciplina. Aqui ficam algumas indicações elaboradas a partir desses estudos, que podem ser úteis aos professores de matemática (e não só) que utilizam ou que em breve utilizarão os quadros interactivos na sala de aula.

(ler mais)

4 comentários:

Cerejinha disse...

Parabéns pela escolha! O departamento de Mat do meu agrupamento também ponderou utilizar a verba do PAM para esse fim,mas...desistiram.
Nos nossos Jardins de Infância chegaram agora dois desses quadros (Ebeam)que vão ser utilizados a partir de Janeiro com as crianças da pré, no âmbito de um projecto de TIC que tenho estado a desenvolver neste sector de ensino. A expectativa é grande e logo que tenhamos algo a dizer sobre a evolução do projecto vamos partilhar por blog.
Boas Festas!

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada pela visita! Acho que vai ser engraçado depois partilhar realmente os avanços com estas novas tecnologias... Faremos o mesmo. Assim pode caminhar-se mais depressa... Boas Festas também para ti!

DATA 4.COM disse...

Muito boa tarde professora, gostaria so de deixar aqui a minha total disponibilidade para qualquer tipo de esclarecimento adicional acerca desta inovadora tecnologia eBeam, assim como um link,http://groups.google.pt/group/ebeamsystempt?hl=pt-PT
Onde poderá saber um pouco mais acerca desta solução interactiva. Se quizer poderei tambem lhe enviar alguns links de software gratuito muito interessante e que sao compativeis com o eBeam.
Melhores cumprimentos
Carlos Vieira.

Teresa Martinho Marques disse...

Fico agradecida.
Links são sempre bem-vindos... :)