domingo, dezembro 10, 2006

Literacia da Informação e sobrecarga de informação

A minha parceira TIC (a Gi) tem trabalhado de forma imparável. Agora está a rechear a nossa Oficina de Informática virtual (na página web da BE-CRE) com guiões de apoio ao trabalho de alunos e professores.

Eu componho o ramalhete colocando-os na página e disponibilizando-os à comunidade, depois de ter preparado esse local com alguns textos de apoio, muitos deles retirados da página da Rede de Bibliotecas Escolares, mas não exclusivamente. Vamos enriquecendo o nosso Centro de Recursos virtual.
Podem consultar aqui:

http://creazeitao.googlepages.com/literacia

http://creazeitao.googlepages.com/apoioalunosliteraciainforma


E avizinham-se mais surpresas... Com a Gi nunca se sabe... comigo e com ela ao mesmo tempo, então... Isto do trabalho virtual resolve muita coisa, mas já há saudade de te ouvir rir! (AH! Pois... lá me faltou novamente o tempo para instalar o micro, a câmara e o software... eu sabia que tinha escapado qualquer coisa da lista...)

Bem... agora é tempo de continuar o TPC da formação...
Já sei que não vou conseguir completá-lo como desejava, mas ando a aprender uma lição importante: há que aceitar as limitações e impossibilidades. O tempo não é nem elástico, nem infinito e começa a cansar-me esta coisa de cuidar das flores à superfície, sem lhes investigar a raíz. Portanto... Hoje fica feito o que ficar, porque quero também tirar um tempinho para mim, tal como fiz ontem. Preciso.

A propósito de sobrecarga de informação... nada como ter... mais informação sobre o assunto (que paradoxo!)

Impact of "Too Much Information"
Handling Information Overload
George Siemens


http://en.wikipedia.org/wiki/Information_overload

http://pespmc1.vub.ac.be/CHINNEG.html

http://www.gdrc.org/icts/i-overload/infoload.html

Amanhã ida a uma escola do primeiro ciclo falar com meninos sobre o prazer da leitura. Terminar avaliações. À noite formação.Terça toda a manhã reunião com os Coordenadores de Bibliotecas - SABE, toda a tarde aulas até ao final do dia. Quarta preencher as avaliações dos alunos e mais aulas e BE... e formação à noite... (era a data limite para entregar TPC... pois... está a ver-se). Quinta, escola o dia inteiro e formação à noite: última sessão. Portanto, mais uma semana recheada. E já mencionei que tenho de começar a fazer as estatísticas de frequência e requisições da Biblioteca? Já preparei os ficheiros em excel, mas o resto é tudo artesanal... nem imagino o tempo que levará... são tantas entradas e tantas requisições... E é preciso pensar na exposição de cartões de Natal... e... e...

Por partes.
TPC... aqui vou eu!

(E confesso, sim, aqui e ali páro um bocadinho para respirar, para brincar... foi o que vim fazer aqui agora... não foi? Ainda por cima à vista de toda a gente...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sua marota, na próxima semana já me vais ouvir e ... dar-te mais trabalho, porque os TPC não podem acabar. Tu tens o bichinho do trabalho, eu também. O stress dá pica, dá vontade de fazer mais, de ir riscando e acrescentando coisas às listas.