quinta-feira, setembro 07, 2006

Ainda as formigas - ECD, versão 2 (de Agosto)

1º - As formigas voltaram à minha casa. Tive segundo round de uma guerra que pensava ter vencido. Agora sim, respiro há dois dias, mas aprendi a não me convencer de que lutar uma vez basta...

2º - Eu não digo que é no Verão que elas se insinuam? Que diabo! Tem de ser sempre Agosto?

3º - Se há cigarra que não dorme e que gosto de ouvir cantar para me despertar os sentidos é uma chamada Isabel. Ora espreitem lá aqui e vejam se não é verdade: vai de abalada um bocadinho, mas deixa sempre uma adenda que nos acorda para o real.

4º - O que as formigas gostam, eu já percebi, é de tentar passar despercebidas... por isso são tão pequeninas.

5º - Para ver melhor, aqui fica um link até ao formigueiro - ECD versão 2 de Agosto (que o sindicato desconhecia e se pretendia fosse negociado mesmo assim. )

6º - Nada do que fizemos chegar aos ouvidos da ministra teve consequência que se visse. Tal como o insecticida, não chegou a quantidade da primeira vez.

7º - Não dá para fingir que não as vemos. Mais tarde ou mais cedo trepam por nós acima e mordem. E vai doer... Oh se vai. Em breve o som mais ouvido na escola será o amarfanhar de papel das fichas/formulários aos montes aprovadas por despacho ministerial e que servirão, depois de preenchidas por enorme variedade de actores, para avaliar o desempenho do professor. E comecei já a ouvir os sinais de desimportamento... para que é que eu quero chegar a ser titular? Bom bom será ser só professor e nem poder ter cargo nenhum para não ter mais trabalho...
E isto não é tudo o que tenho ouvido. O pior é o silêncio. Aquilo que não se ouve. Não se sabe. (Não se quer saber?)

8º As formigas consomem coisas "inertes". E até conseguem atacar coisas vivas que mexem.

9º Ao céu, onde voam os sonhos com asas de querer algo mais, não há formiga que chegue. (Ai... não é verdade... há formigas com asas! É preciso é voar mais alto do que todas elas.)

10º Abre as tuas asas.

2 comentários:

IC disse...

Teresa, fui mesmo de abalada por uns dias do meu cantinho, não quer dizer que não faça uma visitas rápidas para não ficar desctualizada. Hoje é só aqui que deixo comentário, mas deixo. Não me espanta esse argumento dos professores "para que é que quero ser professor titular?", e eu até não sou nada virada para pensar em função de dinheiros, mas ser professor é uma função de grande responsabilidade e mal paga pelo menos nos primeiros e intermédios escalões e o trabalho de um professor com os alunos tem que ser bom em qualquer escalão e é esse o trabalho que em primeiro lugar deveria ser reconhecido. De que servirá um bom professor titular se os que mais trabalharão com os alunos não tiverem estímulo e reconhecimento? Por outro lado, quem virá a pagar o clima de competição que se vai inevitavelmente gerar nas escolas já que não basta o mérito, haverá as cotas? É como se numa turma não pudessem ter nível 4 ou 5 todos os alunos que o merecem.
Bem, estou apressada, fiz só um comentário a isso que calculo que muitos professores estarão a dizer, "para que quero ser professor titular?" Eu acho que é preciso discutir nas escolas, fazê-los pensar, fazê-los nortear-se também pela simples defesa da justiça e luta contra hipocrisias governamentais meramente economicistas que se estão nas tintas para as consequências nos alunos e nas motivações dos professores que se reflectirão nos alunos.

imaz disse...

É incrível que continue a ser em Agosto que estas coisas acontecem..."Gostam de passar despercebidas..." mas são horripilantes...Que mudanças da 1ª para a 2ª versão? No essencial nada...
Concordo contigo há que abrir asas e "voar mais alto do que todas elas"