quarta-feira, setembro 27, 2006

Conhecem o Tiago?

Conhecem o Tiago Torres da Silva?

Provavelmente sim… mas não deram por isso.
Tal como eu, que tinha em casa músicas cujas palavras/poesia eram dele e, ofuscada pelo som que as vestia, me esqueci de ver/lembrar quem era o autor da escrita…

Aqui podem ouvir a Maria João num tema do álbum Pele (a maioria das composições é assinada por TTS e José Peixoto): http://www.josepeixoto.com/01%20Sono_Adormecido.mp3

Mas a vida às vezes corrige estes desencontros. Conheci-o no Verão. Ditou uma sequência de acasos que fosse primo do meu Cara-Metade e depois dos rumos da vida os terem afastado, este Agosto aproximasse o Tiago deste lado da família. Parece que estivemos na mesma casa há muitos anos, era ele menos crescido. Não nos lembramos. Foi também por acaso, numa conversa à beira-mar, que me falaram das suas aventuras pela escrita, teatro, música, Brasil e me surpreendi por não saber. Agora sei. E partilho o que sei.

No dia 22 de Setembro o Expresso fez-lhe a homenagem devida. Ainda bem. Há uma tendência neste país para esquecer o valor e substituí-lo por coisas muito levezinhas, tipo balão com hélio, sucesso imediato, pastilha elástica, mastiga e deita fora…
Quem aos 17 anos decide viver da escrita e não desiste desse destino, que procura por todos os meios encontrar o Ney Matogrosso para lhe dizer que escreveu uma canção para ele, tem na alma a lusa força do melhor que habita esta coisa de ser português. Assim foi escrevendo a história de encontros com gente que vive na nossa memória desde sempre. Claro que ele também escreve palavras para fado. Claro. Tinha de ser. E escreve livros. E tem o teatro no sangue. Claro que escreve a toda a hora, por dentro e por fora, com papel e sem ele e, para nossa alegria, o vai fazer para sempre. Mesmo depois de desaparecer, porque poderemos sempre ouvir a surpresa das palavras que nunca se repetem mesmo repetidas e recordá-las de cada vez que alguém cantar.


Eu sei que não é fácil… Não é vida fácil. Acreditem. A ilusão pode ser dada pelas imagens que se seguem, como se tudo fosse paraíso e não fosse maior a quantidade de pedras do que de flores no exercício de sobreviver com uma caneta na mão e um sonho na outra.
Mas é a vida que ele escolheu. O sorriso denuncia a certeza de que a escolha, apesar dos pesares (que vai equilibrando com sabedoria e optimismo), valeu a pena.

Se quiserem conhecê-lo melhor:

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=369518
(Aqui podem ouvir-se pequenos excertos de temas que escreveu para Ney, Daniela Mercury e Mônica Salmaso)

http://expresso.clix.pt/Multimedia/Interior.aspx?content_id=369522
http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=355215

http://www.spautores.pt/page.aspx?idCat=139&idMasterCat=67&contentID=222&idLayout=9&idLang=1

http://www.cancoesdotiago.blogspot.com/



Roubei umas fotos ao Expresso, que por sua vez haviam sido cedidas pelo Tiago a este Semanário...

Com Amália Rodrigues em Lisboa, 1993

Com Ney no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em Julho deste ano

Com Bibi Ferreira e Maria Bethânia no Rio, em 2005

4 comentários:

Tiago Torres da Silva disse...

começo já por ser eu a comentar.e a agradecer este encontro com que a vida me decidiu presentear!... tu e o teu cara metade foram das coisas boas que este 2006 me trouxe... o sermos primos foi apenas um mote... e estas palavras que aqui escreveste são tão generosas que me deixam sem palavras e olha que eu sou um homem de palavras, de muitas palavras...
um beijo grande

tiago

ps: não consigo chegar ao lugar onde estão as canções no Expresso...

Rosa dos Ventos disse...

Gostei muito do texto que escreveste para apresentares o Tiago, mas também fiquei extremamente deliciada com a poesia das suas palavras, com belas músicas e vozes que sempre nos emocionam.
Obrigada por este pedacinho de tarde tão bom!

Teresa Martinho Marques disse...

Não agradeças! Obrigada por teres vindo até aqui! Os excertos estão neste link (o 1º que divulgo no post):

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=369518

Vais lá e abaixo da foto e do texto da reportagem, aparece uma caixa chamada RELACIONADOS onde encontras umas opções audio com o nome das canções e dos artistas à frente... basta clicar...
Abraço!

Rosa dos ventos... obrigada por teres escutado. Tanta pedra preciosa escondida mesmo debaixo dos nossos pés, não é?

AnaCristina disse...

Passei para dar um Kiss dos grandes.
Bom trabalho