sábado, outubro 11, 2014

EduScratch... porque a educação neste país também tem histórias muito bonitas...

EduScratch apresentado no programa de rádio "Ciência em Sintonia", iniciativa da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro:

EduScratch, CCTIC/ESE/IPS, DGE.MEC, SAPO Scratch (nascido em Aveiro), Escola Básica de Azeitão... uma história muito bonita que já não precisa da mamã para continuar... e essa é a maior alegria! Sim, a educação neste país também tem histórias muito bonitas que precisamos de recordar, para não nos afundarmos na tristeza e desapontamento pelo que estamos a viver agora. Sempre presente de coração nesta equipa (obrigada imenso por me terem acolhido e aturado com todo o carinho do mundo), sei que agora pelo país o Scratch se multiplica em projetos informais, na disciplina de TIC do 3.º ciclo e até numa disciplina nova que volta a nascer na Escola Básica de Azeitão (IniciaTIC) e onde o Scratch vai ser utilizado por todos os alunos do 2.º ciclo.

Pelo caminho relembro sempre e sempre a equipa da PT Inov de Aveiro que nos permitiu esse caminho de integração e divulgação no país (o primeiro país do mundo a ter o seu portal Scratch) e agora em transição para o 2.0 (online, no MIT). Não queríamos deixar de ter o nosso portal português, mas a evolução dos tempos e das empresas assim o dita... 


Fernando Milagaia, Norma Magalhaes e, muito especialmente, o Fausto de Carvalho (a ele devemos a intervenção da PT na história, porque percebeu, desde os primeiros relatos num blogue perdido na 'net, o potencial que o Scratch encerrava) ... obrigada pelo entusiasmo e pela inestimável colaboração nesta equipa alargada - a TRIBO - cheia de bons amigos que seria difícil enumerar e que nos permitiu chegar onde estamos hoje. Esta história foi toda ela feita de gente e de ligações humanas,  que são sempre muito mais importantes e fortes do que as tecnológicas.
Eu cá diria que o Scratch é bom para a educação, sim, mas foi sobretudo excelente para criar uma rede de corações a bater no mesmo sentido e a pensar como fazer melhor pelas crianças e jovens deste país.


TRIBO, fizemos (continuamos a fazer) a diferença... e isso é algo muito especial.


Obrigada, Miguel Figueiredo e João Torres pela forma como nos contaram esta história neste programa de rádio. Comovi-me a escutar-vos. Tantas memórias boas...


Obrigada à UTAD pela oportunidade e excelente trabalho de condução e montagem da reportagem.

1 comentário:

Eduardo Martinho disse...

De facto, é uma história de sucesso muito bonita, alcançada a pulso... com pessoas de bom carácter que não se apropriam de méritos alheios.
P