sábado, novembro 09, 2013

A escola pública, os rankings e o resto... (Público hoje)

Há mais escolas públicas a ficar aquém do esperado para o seu contexto social


Ler AQUI

... Seja qual for a função e o valor real, objetivo e rigoroso dos rankings (aspetos discutidos a várias vozes no Público de hoje) somos obrigados a refletir.
 
Penso que o panorama vai piorar... infelizmente (para as escolas públicas e pelas razões sobejamente conhecidas, a maioria delas referida sumariamente no texto). Para citar apenas uma: se mais não fosse... com turmas de 30 (e atitudes e comportamentos a degradarem-se de ano para ano), não consigo competir com turmas de 16 ou mesmo 20 no privado (que aparentemente pago do meu bolso).

Mas, na verdade, será que isso interessa a quem tutela a educação? Olhando para o que tem sido feito, fica-se com a estranha impressão de que o objetivo de todas as medidas tomadas é a destruição da escola pública, da sua qualidade e da sua imagem.

Resta acreditar que melhores tempos virão... um dia, se fizermos por isso (pais, todos os cidadãos incluídos).
Ou não (se se continuar a aceitar passivamente e com indiferença receosa e queixosa - voz baixa - a inevitabilidade do absurdo que nos está a ser imposto).

Aí, todos nós (pais e cidadãos incluídos, país inteiro), vamos ter exatamente o que merecemos.

E quem conseguir fazer ouvir a sua voz e fizer diferente dentro da sua escola, adaptando-se aos contextos e motivando a sua comunidade, sairá ganhador e destacar-se-á da massa cinzenta de quem não se atreve a pensar fora da "box".



Não é para isso que deve servir a autonomia e os seus contratos?

.............................


"O jogo é tanto assim que há alunos, os que costumam tirar notas menos boas, que são empurrados para a 2.ª fase, (...), desse modo não prejudicam o score global da própria escola."


...............................


http://www.publico.pt/ranking-das-escolas
- Ranking do 4.º ano
- Ranking do 6.º ano
- Ranking do 9.º ano
- Ranking do secundário


.............................

expresso.sapo.pt 
Pode pesquisar uma escola diretamente pelo nome ou fazer diferentes ordenações. Para isso, basta selecionar os filtros ou carregar no título de cada coluna.

Sem comentários: