sábado, outubro 06, 2007

Quando a madeira ganha vida...

O Paulo Miguel é meu irmão. Vive na Guarda. É veterinário (vocação que expressou logo por volta dos dois anos). Sempre desenhou divinamente, quase desde que nasceu, sobretudo uma espécie de animais loucos, em jeito de caricatura e cartoon, mas muitas outras coisas também. Escreveu um livro com histórias em verso que ilustrou. Fê-lo para o filho. Não para editar. Ele é assim. Costumo chamar-lhe o "meu anjo da Guarda". Consulta-me a mim e aos meus bichos à distância, com uma precisão e um carinho especiais. É genuinamente doce e bom. Daqueles seres humanos como há poucos.

De há uns anos para cá, começou a apanhar bocados de madeira (por entre a lenha e não só) e, aproveitando as suas formas naturais, ajustando aqui e ali, juntando um pedacinho ao outro foi-lhes dando vida. São já muitas dezenas as esculturas espalhadas pela casa e pelo jardim. As dimensões variam... Há enormes, no exterior, há pequenas, médias, grandes. De uma beleza e originalidade ímpares. Não quer expô-las, são seres frágeis para poderem ser deslocados sem dano. Nunca venderá nenhuma. Pois... São assim como filhos saídos das suas mãos. Ele diz melhor: passarinhos pequenos no ninho. É ali que fazem sentido.

Não imaginaríamos Gepeto a vender o Pinóquio...
(Não me surpreenderia que, um dia, todas estas figuras do Paulo ganhassem vida e partissem à aventura...)

É preciso que mais olhos as vejam.
Por isso hoje este espaço é dele (um dia, acho eu, vou anunciar aqui um recanto onde poderemos ver tudo o que tem feito, sem ferir nenhuma das belas personagens que saem do seu coração e tomam forma nas mãos...)

(As fotos são do Pai - Eduardo Martinho, com excepção da última que publiquei uma vez na teia.)



















6 comentários:

Teresa Pombo Pereira disse...

Muito especiais mesmo! Como aliás toda a família pelo que vou descobrindo! Fico feliz por ter oportunidade de saber que existem e que estás no meu coração! beijos

João Torres disse...

Uma família de artistas!

Um abraço
João

Cristina Gomes da Silva disse...

Gostei muito 3za. É bom ter uma família assim. Abçs

Anónimo disse...

Fico contente...
Tenho muito orgulho no mano! :)
Abraços

JPN disse...

fabuloso! parabéns.

Anónimo disse...

Espectaculares! Não podem ficar só lá por casa... há que partilhar ;)