quarta-feira, novembro 29, 2006

Quem são...


...os nossos convidados de amanhã?




Eugénio Roda (Emílio Remelhe) nasceu em Barcelos, em 1965, e lecciona na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde se formou em 1990. Desenvolve trabalho no âmbito da pintura, desenho, ilustração, literatura e cenografia. Tem trabalhos publicados pela Campo das Letras, Livros do Oriente, Edições 10x24 Alma Dupla, Revista Macau, Revista Malasartes, Edições Eterogémeas, Revista Search, entre outras.
.


João Pedro Mésseder (José António Gomes)


João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto. Assinou livros de poesia para adultos e livros para crianças e jovens e está representado em diversas obras colectivas. Tem colaboração poética dispersa em várias publicações portuguesas e da Galiza, tais como Alma Azul (Coimbra), Mealibra (Viana do Castelo), Rodapé e Pé de Página (Beja), Jornal do Centro (Viseu), o suplemento «Das Artes das Letras» de O Primeiro de Janeiro e Dorna (Santiago de Compostela).
José António Gomes nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1956. É professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, leccionando disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura para a Infância e Introdução aos Estudos Literários. Doutorado em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas pela mesma universidade e Licenciado em Filologia Germânica pela Universidade do Porto, fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, é colaborador permanente do Expresso, da revista galega Fadamorgana e tem artigos dispersos em diversas publicações nacionais e estrangeiras (Colóquio/Letras, Vértice, Revista Internacional de Língua Portuguesa, Malasartes, JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, suplemento «Das Artes das Letras» de O Primeiro de Janeiro, Bookbird, European Bookseller, Peonza, Bulletin de la Societé Toulousaine d’Études Classiques, CLIJ – Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, etc.). Além de antologias por si organizadas, editou obras nos domínios da história e da crítica literárias. Foi presidente da direcção da Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ – Secção Portuguesa do IBBY), é vice-presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e membro da Associação Portuguesa dos Críticos Literários. (http://pwp.netcabo.pt/0446031601/)

.


Gémeo Luís (Luís Mendonça) nasceu a 13 de Março de 1965 em Lourenço Marques. Lecciona na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Recebeu a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2002, pela ilustração do livro Grávida no Coração, Campo das Letras (2002). O g é um Gato Enroscado (texto de João Pedro Mésseder), cujas ilustrações executou, foi uma das doze obras destacadas pelo júri do Prémio Nacional de Ilustração - 2003. Obteve, em 2004, na 9ª edição daquele Prémio, uma Menção Especial do júri pela ilustração da obra O que é um homem sexual, com texto de Ilda Taborda e edição do Colégio Primeiros Passos.Ilustrou ainda textos de Alice Vieira, José-Alberto Marques, Luís Adriano Carlos, Matilde Rosa Araújo, Emílio Remelhe, Elliot Rain, Eugénio Roda, entre outros. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração (2005) pela ilustração do Livro O Quê Que Quem—Notas de Corrimão e de Rodapé com texto de Eugénio Roda.




.

Não faltem!

Estaremos à vossa espera amanhã à noite.

Sem comentários: