terça-feira, março 14, 2006

Ajustes (Sabor e Saber)

Ainda que visivelmente não sejam muitas as diferenças, substituí todos os "menus java" por "imagens idênticas com ligações html"... para evitar alguns dos problemas que se têm registado em alguns computadores e alterei algumas estruturas de página para servir melhor quem usa 800x600. Espero não ter esquecido nenhuma ligação nas substituições... E que os acessos tenham melhorado. Continuo em teste neste novo servidor e agradeço qualquer informação sobre as falhas que forem sendo detectadas. Nada de urgente. Conto na Páscoa avançar nos conteúdos (do site e do blog SOS). O tempo não é, infelizmente, tão elástico como a minha vontade de avançar...

14 comentários:

IC disse...

Os problemas devem ser devidos aos excessos de protecções que vamos tendo. Eu tenho vários códigos java no site da minha escola e agora para ver as subpáginas do site tenho que desactivar umas coisas no... antispam (não me perguntem porquê, quando se me abrem páginas em branco vou ver tudo o que posso desactivar até resultar... lol)(E por "raiva" a tanta protecção levei um ano a convencer-me a instalar o SP2 do win)

Anónimo disse...

do sos já roubei umas coisitas para a minha escola.... chiiiuuu... não digas a ninguém...
:)

Teresa Martinho Marques disse...

Que mundo este onde já nem se pode deixar a porta da net aberta...
Deve ser isso.

emn... fico contente... ali no SOS a ideia é mesmo ter a porta na chave para todos se servirem à vontade!

Herr Macintosh disse...

Eu tenho vários códigos java no site da minha escola e agora para ver as subpáginas do site tenho que desactivar umas coisas (...)
Teoricamente isso não devia ser necessário. Nas primeiras versões do site da minha escola usei umas coisas em java (uns botões com umas animações que eu criei) mas desisti quando descobri o Flash e comecei a fazer a interface em Flash/Director. Agora fico-me pela utilização de estilos para a interface apesar de um dos projectos em que estou a trabalhar utilizar muita coisa em Flash. Quem quiser ter uma ideia do que se pode fazer com estilos dê um pulinho até ao CSS Zen Garden ou, se conhecer alguém que o tenha, uma vista de olhos ao livro The Zen of CSS Design.
Jakob Nielsen, um dos magos do design de interfaces e da usability tem alguns artigos interessantes sobre a utilização do java para a navegação no seu site.

Teresa Martinho Marques disse...

Espero que estas pistas não passem despercebidas aos interessados... o nome Herr Macintosh não é casual... este senhor é um especialista em multimédia e informática em geral... não brinca em serviço. Obrigada pelas dicas!

Teresa Martinho Marques disse...

Já fui ao jardim zen... alguns estilos são absolutamente fantásticos... o do chocolate é qualquer coisa... percebi que podemos estudar... mas não copiar... verdade? O da rosa negra dá um estilo lindo para uma biblioteca... ou CRE... Herr Mac, quando dizes que estás a trabalhar em estilos isso significa... que estás estudar e a criar novos estilos para usar e partilhar com aquele site? Queremos mais dicas! Please!
(A propósito... e se eu iniciasse um abaixo-assinado a pedir ao Herr que no seu nenhum tempo livre criasse um bloguezito com dicas sobre web design e multimédia para os curiosos e até os mais entendidos... isto é uma provocação, pois sei que será difícil nesta altura. Mas não duvido que um dia surja um "site" - estrutura muito mais do seu agrado - deste senhor que nos vai dar muito que fazer e criar água na boca...)

Herr Macintosh disse...

percebi que podemos estudar... mas não copiar... verdade?
Pode-se copiar e estudar (aliás, foi assim que aprendi oque sei, partindo muita pedra...).

e se eu iniciasse um abaixo-assinado a pedir ao Herr que no seu nenhum tempo livre criasse um bloguezito com dicas sobre web design e multimédia para os curiosos e até os mais entendidos... isto é uma provocação
Isto é a mais pura provocação...

Teresa Martinho Marques disse...

Quando eu falei em copiar era copiar meeeesmo... tipo fazer um blog exactamente com um daqueles modelos... fiquei com ideia de que tal não seria possível... só com autorização expressa... e depois não li o resto que o tempo acabou...

"Isto é a mais pura provocação..."
Eu calculei. Não se fala mais no assunto.
[A (des)propósito, como é que consegues escrever em itálico aqui nos comments?]

Herr Macintosh disse...

Quando estás a escrever, no topo tens uma linha que te indica os tags a utilizar: < b >negrito< /b >, < i >itálico< /i >, e < a href="http://www.qualquercoisa.pt" >site< /a > para os endereços. Retira os espaços antes dos sinais de > e <.

Herr Macintosh disse...

fazer um blog exactamente com um daqueles modelos...
Não é possível aplicar um daqueles modelos directamente no sentido de pegar num e já está, género blogue instantâneo mas é possível adaptar as coisas desde que se saiba onde mexer e se se tiver tempo para as experiências.
Para mim, verdadeiramente espectacular é o modelo The beauty, verdadeiramente zen, minimalista QB.

Teresa Martinho Marques disse...

Vou, experimentar, e o sabor deste saber

E não é que resulta? Sempre a aprender... Obrigada!

Teresa Martinho Marques disse...

"The beauty" Sóbrio, discreto... cheio de verde esperança e serenidade. Bem estamos precisados... Concordo.
Mas o chocolate...
é mesmo apetitoso... (noutro estilo mais denso...)

IC disse...

Herr macintosh, obrigada. O que acontece comigo é que decidi "reformar-me" do trabalho de aprender tudo sozinha desde que tive o 1º computador, horas e horas a experimentar e descobrir progressivamente cada coisa, só com umas dicas de vez em quando de algum amigo. E o Flash apanhou-me nessa "reforma", estou há um ano à espera de uma Acção de um colega recente na escola (ele ofereceu-se para uma sessãozinha comigo, mas não aceito isso porque sei como o tempo das pessoas é precioso), mas se posso aprender o indispensável numa horinha para prosseguir depois sozinha... espero. (Também é uma questão de necessidade ou muito interesse, fora isso a "reforma" também se deve a falta de tempo). (Mas, claro, procura de achegas na net, isso faço)

Herr Macintosh disse...

Herr macintosh, obrigada.
Estes espaços existem para se trocarem experiências e conhecimentos.

O que acontece comigo é que decidi "reformar-me" do trabalho de aprender tudo sozinha desde que tive o 1º computador, horas e horas a experimentar e descobrir progressivamente cada coisa, só com umas dicas de vez em quando de algum amigo.
O descobrir como se faz é o que eu acho fascinante. Praticamente tudo o que sei de informática (incluindo a programação em várias linguagens) foi feita à conta de muitas horas a partir pedra, como se costuma dizer, lendo, tentando, esgravatando no que os outros fizeram e nos exemplos. Mas percebo a posição de "reforma" porque o tempo é efectivamente pouco.

E o Flash apanhou-me nessa "reforma"
O Flash permite às escolas fazerem coisas muito interessantes (e não estou a falar só da 'net). No ano passado dei uma acção de produção de materiais multimédia e foram apresentados trabalhos muito engraçados. Mas uma sessãozinha não chega e depois, se o bichino pega, é uma desgraça.