sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Figuras figuronas...

Mais um livro que casa a matemática com a literatura... E há outros casamentos duradouros em muitos livros espalhados por aí. Basta olhar (Basta querer ver?).
Hei-de voltar a este assunto com a serenidade que ele merece. Falar-vos-ei de uma pequena e modesta palestra proferida na Sociedade de Língua Portuguesa há pouco tempo. Porque me parece valer a pena pôr à vista as pontes possíveis. Para que possam ser percorridas, para cá e para lá, num movimento contínuo que polvilha de alegria e sentido a Escola (da) Vida.
A Vida é una. Fragmentá-la, para a estudar, é preciso. Mas navegar por ela toda como uma só, também. É assim que vivemos os dias.
E tal como ouvi uma vez numa canção qualquer, num qualquer filme antigo que o comando da TV cruzou por um feliz acaso (cantada e dedicada, com a respectiva linguagem gestual, pelo comovido Richard Dreyfuss ao seu filho surdo no filme):
Life is what happens to you while you're busy making other plans...
(Ou como eu recordava ter ouvido: A vida é o que nos vai acontecendo enquanto estamos ocupados a fazer planos para outras coisas...)

(E não é que acabei por ir à procura e descobrir, mesmo agora, de que filme se tratava? Mr. Holland's Opus,1995. Holland -Dreyfuss é um professor muito especial nessa película... Trailer .Terá sido por acaso que, naquele momento, pousei o comando da TV e me deixei embalar?)
.



.
Foi por um triz
que a bissectriz
corda esticada
do canto ângulo
ao infinito
.
se equilibrou
no seu lugar
sem dar um grito
e fez de um quarto
(ângulo enorme!)
.
sim, de um salão
para alugar
a quem der mais,
dois belos quartos
tal qual iguais
para habitar...
.


P.S. Ao reler o que deixei aqui não percebi se, neste fio de seda, vos quis falar de Matemática, de um livro, de poesia, de pontes, do ser Professor, de um filme de que gostei, da Escola, da Vida. Embrulho-me sempre nesta teia que ando por aqui a tecer e é para mim muito difícil falar (pensar) num fio de cada vez... Estou sempre a misturar tudo. É como sou.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi à procura de um cheirinho deste livro, que encontrei o teu blog!

Gostei mt!
Parabéns!

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada! Deixei um beijinho no teu canto...