terça-feira, setembro 04, 2012

KeyCoNet... uma edutopia europeia?

Em mãos a produção de uma "nota de caso" aprofundada (case note) sobre o EduScratch, para o KeyCoNet, a pedido da ERTE-DGE (depois da elaboração de uma síntese no final do ano letivo que passou, já partilhada na Europa).
Formulário denso e exigente que vai levar o seu tempo a concluir... mas pelo menos a sensação de que vale a pena o tempo a investir para partilhar a experiência EduScratch (com todas as suas conquistas e fragilidades) junto dos parceiros europeus. Quem sabe algumas ideias possam ser aplicadas por essa Europa fora. E se garanta pelo menos que alguém/alguma instituição, a partir do próximo ano letivo (na minha ausência - concluo os quatro anos de mobilidade e regresso à escola), possa acarinhar as intenções e metas que o projeto/sonho EduScratch (nascido na tese de mestrado) vai cumprindo devagarinho (ainda que as condições e os ventos nem sempre sejam os mais favoráveis, nem soprem nos melhores sentidos da inovação aqui em Portugal).
Enfim, que dizer?
Sempre gostei de edutopias...
(E sempre que um homem sonha...)

Se quiserem saber melhor o que é este KeyCoNet: Key Competence Network on School Education, deixo aqui algumas pistas.





Acerca do KeyCoNet – A Rede de Competências-Chave:
 

O KeyCoNet centra-se na análise de iniciativas para a implementação de competênciaschave nos ensinos básico e secundário, na Europa. Ao longo dos três anos de duração do projeto, os parceiros na área da investigação irão produzir e atualizar uma análise da literatura destinada a alicerçar as políticas e práticas nos mais recentes dados disponíveis de Desenvolvimento de Competências-Chave (Key Competence Development - KCD). Os parceiros da rede selecionarão algumas iniciativas que serão desenvolvidas em forma de breves notas de casos, e as mais interessantes serão transformadas em estudos de caso (análises detalhadas, baseadas numa metodologia rigorosa), elaborados por investigadores e analistas políticos. Os estudos de caso mais inspiradores serão filmados, para ilustrar a prática em ação. (...) 
(in Boletim Informativo KeyCoNet n.º1)





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