sexta-feira, novembro 26, 2010

Caminhos...

Enquanto aguardamos novas coordenadas do portal EDU Scratch (nas mãos do técnico da ERTE) para continuar a enriquecê-lo com os primeiros conteúdos... vou iniciar a criação de alguns "laboratórios" de experiências no 1ºC com professores interessados em utilizar o Scratch nas aulas (não poderão ser muitas escolas... ainda há mais prometidas... porque existem outras tarefas que não podem ser descuradas). Na sequência das sementinhas que vêm sendo lançadas... irei visitar na segunda duas escolas (manhã e tarde) com quem desenvolverei trabalho procurando soluções inovadoras para a integração das TIC em geral e do Scratch em particular neste universo do 1ºC e reunir um conjunto de experiências que possa ser partilhado e que seja motor de novas motivações e vontades de mudar as práticas. Uma das escolas está integrada no meu agrupamento e inclui vários professores interessados e a integrar em simultâneo o PFCM da ESE/IPS (com o qual articularei ideias e projectos). A outra escola situa-se em Aiana (perto da Praia do Meco), onde uma corajosa professora (semente lançada no ano anterior, também no PFCM ESE/IPS - workshop Scratch no Seminário final) já está a desenvolver trabalho com os alunos. Uma das alunas apresenta um síndroma que a deixará completamente dependente de uma cadeira de rodas e de um computador (sendo um dos nossos alvos preferenciais dotá-la de competências e recursos para o futuro).
Terça teremos mais uma sessão Formação e(m) Acção na ERTE/PTE DGIDC o dia inteiro. 
Hoje (aulas) e fim-de-semana... acabar de ver testes, continuar a organizar recursos, fazer a entrada no blogue do Clube, reorganizar materiais a pensar na minha avaliação (desapareceu da internet todo o meu digifolio que levou muitas horas a preparar... estava no googlepages e deve ter corrido mal a transferência... nem sinal do espaço!...) e preparar as visitas de segunda... 
Vai ser um fim-de-semana preenchido!

Mas, enfim, nada de novo... :) 


Tudo se faz com um sorriso... mesmo cheio de metal e elásticos azuis :) (e ainda falta o metal de baixo :)
Ontem no Clube lá se apanharam com a máquina e captaram aqueles momentos em que os alunos, mesmo tendo os PCs por perto, optam por colocar dúvidas e estudar um pouco de Matemática.
(Para memória futura... apesar dos pesares e de tudo o que mataram na Escola, com eles ainda me apetece sorrir muito... e ralhar muito também... Meninos, ai as contas!!!)

4 comentários:

Anónimo disse...

Como está?
Tudo bem consigo?
Nunca me esqueço da sua aula.
Obrigado, mais uma vez.
PSL

Teresa Martinho Marques disse...

Olá!
Obrigada pela visita... :)
Quando posso acompanho... eu é que agradeço o destaque.
Muitos projectos em mãos... entre aulas e os sonhos habituais de melhor educação para o nosso país com um uso racional e adequado das tecnologias na escola.
Um prazer ouvi-lo.

IC disse...

"onde uma corajosa professora (...) já está a fazer trabalho com os alunos".
Há que ir contando as sementes que germinam, aos poucos se multiplicarão!
(Como não tenho alunos, eu é que me viciei eh eh eh)
Bjs

Teresa Martinho Marques disse...

Pois foi...
Beijinhos e bom feriado!