segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Wetpaint, "wiki spirit"... outra ferramenta útil

Novamente no blogue Interact ( http://interactsite.blogspot.com/ ) descobri ontem mais uma ferramenta preciosa que vou utilizar... já utilizei...:



Aqui podemos criar um site com espírito wiki, bom para projectos colaborativos e com a segurança de uma interface com login, que permite a criação de uma comunidade com acesso controlado.

Experimentei (é muito simples) e resolvi transferir o ameias...

(lembram-se? WIKI e projectos colaborativos )

Para além da vantagem da segurança, há mais:

- templates atraentes (o wiki-site era muito pobre esteticamente)
- editor de texto mais completo (o wiki-site era bastante limitado)
- possibilidade de inserir imagens
- outros aspectos que ainda não testei...

Ora os alunos da EB1 de Ventosa estão a fazer ilustrações lindas para a nossa história escrit' a meias... portanto, devia-lhes a divulgação das mesmas e, finalmente, lá consegui oferecer-lhes essa surpresa ao encontrar uma ferramenta que o permite! A professora deles já deixou no blogue da turma uma ligação e o anúncio da surpresa.
Hoje vão acordar para algo diferente e, esperamos, mais motivador para a sua escrita e continuação do trabalho. O que não fazemos pelos meninos, até ao Domingo!
Também vão gostar de poder partilhar com a família o excelente trabalho que estão a fazer.

É verdade... estão a encaminhar a história para as comemorações do Ano Polar ... Latitude60 ... Feliz pela oportunidade de partilhar com eles esta aventura. Um dia destes - 30 de Abril, como já disse há tempos, vamos finalmente conhecer-nos ao vivo (alunos e professora... com a qual me correspondo há tanto tempo que até parece que realmente já nos conhecemos...) É a magia dos blogues e da comunicação virtual... encontramos com facilidade os afins, os gémeos do nosso entusiasmo. Seria difícil acontecer algo assim antes da net nos unir nesta teia - nesta escola sem muros nem fronteiras... Lembram-se da Emília Miranda do netescrita e netescrit@ que desceu do Minho a Azeitão e visitou os meus alunos que lhe enviavam histórias? Quem sabe, um dia, não sou eu a visitar o Minho... inaugurando mais uma aventura no meu pobre currículo de condutora! Ontem, pelo menos, inaugurei com ela a comunicação vídeo através do messenger, outra estreia, e foi bom revê-la, ainda que virtualmente! A TurBêturma continua a colaboração iniciada no ano lectivo anterior com a minha Direcção de Turma.

A comunidade alargada... a doce teia que se vai construindo...

Voltando ao ameias... muito divago eu...
Vejam aqui como tudo ficou depois do trabalhinho feito:

http://ameias.wetpaint.com

(Basta clicar em "Um sonho infeliz"... A professora Z já recebeu o convite, já se candidatou como escritora e, agora, passa poder, tal como eu, editar e modificar conteúdos.)




2 comentários:

imaz disse...

Estamos a gostar muito de escrever a nossa história a meias. Adorámos a surpresa que fizeste com a nossa professora.
Está muito bonito! Prometemos fazer mais desenhos e continuar a história.
Bebiana

Teresa Martinho Marques disse...

Eu é que estou a gostar muito de escrever convosco esta história tão bonita! Cá aguardo a continuação e os desenhos!
Ainda bem que gostaram da surpresa!
Muitos beijinhos