sábado, outubro 28, 2006

Nestes tempos de agitação...



... e para quem, como eu, não pode beber café (deixo de dormir... demasiada cafeína e falta de outros nutrientes que lhe atenuem o efeito) e é fã absoluta de chá (sobretudo o english breakfast tea... ao qual misturo mate - uso folhinhas e não saquetas - bebendo uma chávena de manhã... ) deixo uma dica.

(Atenção, este chá, a nós, não nos tira o sono, nem provoca excitação ou "tremura", mas cada pessoa é um caso... e quem sofre de insónias ou é propenso a nervosismo, deve evitar qualquer bebida com cafeína... mesmo chá... este ou o preto...):


Chá Mate

http://www.raintreenutrition.com/yerbamate.htm

Mate, the tea made from the Yerba Mate plant, is the South American equivalent to coffee in the United States. Charles Darwin called it "the ideal stimulant". It is estimated that the South American inhabitants consume approximately 8 million pounds of Yerba Mate each year.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Erva_mate

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chimarr%C3%A3o

http://www.gauchogourmet.com/Rosamonte.html (existe à venda no El Corte Ingles )



http://www.erva-mate.com/preparo.html
http://www.erva-mate.com/lenda.html

A Lenda da Erva-Mate
Conta a lenda da Erva–Mate que um velho guerreiro guarani vivia triste em sua cabana pois já não podia mais sair para as guerras, nem mesmo para caçar e pescar, vivendo só com sua linda filha yari, que o tratava com muito carinho, conservando-se solteira para melhor dedicar-se ao pai. Um dia, Yari e seu pai receberam a visita de um viajante que pernoitou na cabana recebendo seus melhores tratos. A jovem cantou para que o visitante adormecesse e tivesse um sono tranqüilo, entoando um canto suave e triste. Ao amanhecer, o viajante confessando ser enviado de Tupã, quis retribuir-lhes a hospitalidade dizendo que atenderia a qualquer desejo, mesmo o mais remoto. O velho guerreiro, sabendo que sua jovem filha não se casara para não abandoná-lo, pediu que lhe fosse devolvidas as forças, para que yari se tornasse livre. O mensageiro de Tupã entregou ao velho um galho de árvore de Caá, ensinando-lhe a preparar uma infusão que lhe devolveria todo o vigor. Transformou ainda Yari, em deusa dos ervais e protetora da raça Guarani, sendo chamada de Caá-Yari, a deusa da erva-mate. E assim, a erva foi usada por todos os guerreiros da tribo, tornando-os mais fortes e valentes. Quando os espanhóis por aqui chegaram, encontraram os índios guaranis dóceis e receptivos, já então utilizando uma bebida que sorviam em cabaças por meio de um canudo, preparada, com folhas de uma árvore nativa da região – chamada cáa – dizendo que esta lhes havia sido dada pelo deus Tupã. De imediato os espanhóis adquiriram este hábito e passaram a tomar o chimarrão, desde os soldados até oficiais, sem distinção de classes sociais. O chimarrão, tradicional e salutar hábito do Rio Grande do Sul, é um símbolo da hospitalidade do gaúcho, que oferece sempre a qualquer visitante. Atualmente, é bebido em uma cuia onde depositamos um pouco de erva-mate já moída e de onde sorvemos o líquido (água quente sem ferver), através de uma bomba de metal. O costume de tomar chimarrão está bastante difundido, tanto no meio rural como no urbano e faz parte da vida do gaúcho desde o amanhecer até a noite, quando encerra suas tarefas do dia.


Caffeine Content Comparison Common Beverage Products

CaffeineContent
Avg. caffeine in a 6 oz beverage*


Yerba maté leaves
0.7–2%
50–100 mg


Coffee beans (Coffea sp)
1–2.5%
100–250 mg


Black tea (Camellia sinensis)
2.5–4.5%
10–60 mg


Guaraná seed (Paullinia cupana)
4–8%
200–400 mg


Chocolate (Cacao seed)
0.25%
13 mg


*Based on quantities used in standard preparation methods


(E não... para os que de forma marota me dizem que o mate deve ser arraçado de folhinha de coca... explico: são duas plantas completamente diferentes. O Mate é um ilex - família do comum azevinho...
a planta da coca - da qual se extrai cocaína que é um alcalóide tropano - 3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo. [3.2.1]octano-4-carboxilico acido metill éster - é a Erythroxylon coca. )

Comparando:


Erytroxylum coca
Classificação científica
Reino:
Plantae
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Magnoliopsida
Ordem:
Malpighiales
Família:
Erythroxylaceae
Gênero:
Erythroxylum
Espécie (epíteto):
E. coca
Espécie
Erythroxylum coca


Erva Mate
Ilex paraguariensis
Classificação científica
Reino:
Plantae
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Magnoliopsida
Ordem:
Aquifoliales
Família:
Aquifoliaceae
Género:
Ilex
Espécie:
Ilex paraguariensis



Esclarecidos?

Que entrada mais verde e energética...
Vou-me embora agora...

...está na hora do chá!

5 comentários:

Teresa Lobato disse...

Obrigada por me abrires a porta ao teu pequeno almoço.
Um bom dia para ti.
Jokas

Teresa Martinho Marques disse...

Um excelente Domingo! beijinhos

volto já disse...

Olá!
Fiz há tempos uma viagem à Argentina da qual regressei "viciada" em Mate. A verdade é que os meus "stocks" estão a terminar e não sei onde comprar erva Mate em Portugal. Posso pedir uma ajuda? Obrigada!

Anónimo disse...

O melhor sítio: El corte ingles (rosamonte, o genuíno! - vê-se na foto). PAra uma versão sem marca... hipermercado continente (pelo menos o do Colombo tinha!)

Anónimo disse...

Também há sites que vendem mate. Habituei-me a encomendar neste site: http://www.mate-tee.de/

Tem várias marcas e também se pode comprar o "mate set"

Boas bombadas

G