tag:blogger.com,1999:blog-20688556.post3566751221391175166..comments2024-01-11T21:14:20.394+00:00Comments on tempo de teia: Como interpretar?Teresa Martinho Marqueshttp://www.blogger.com/profile/10149750377824800122noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-53934454505590358252008-05-24T10:24:00.000+01:002008-05-24T10:24:00.000+01:00A formulação da pergunta continua a não me suscita...A formulação da pergunta continua a não me suscitar dúvidas. Eles não perguntam quanto "... irão gastar AINDA...?", nem quanto "...irão gastar MAIS...?", perguntam apenas quanto "...irão gastar...?" <BR/>No nosso dia-a-dia, por exemplo, estamos a fazer obras em casa, já gastamos x, um amigo pergunta-nos: "quanto irás gastar nessas obras?" Respondemos o total ou o restante? O total, obviamente.Alda Serrashttps://www.blogger.com/profile/17429981180654673796noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-34952238627055328192008-05-24T03:17:00.000+01:002008-05-24T03:17:00.000+01:00No ano lectivo passado estive na Acção/Conferência...No ano lectivo passado estive na Acção/Conferência Internacional sobe o Ensino do Português. Aí assisti à comunicação da professora Armanda Costa (quanto a mim uma das poucas que realmente teve a ver com a reflexão sobre o ensino, como tal disse-o no meu relatório...) em que apresentou um estudo dos enunciados das provas de Matemática, particularmente as de aferição de 4º e 6º anos.<BR/>Muito do valor da comunicação residiu na demonstração científica de evidências, ou seja, no que comummente intuímos (intuímos?): grande parte do insucesso deve-se a problemas de domínio da língua, de raciocínio lógico-formal e do incorrecto ou desadequado enunciado das questões. É obvio que o campo de trabalho da investigadora é o da didáctica da língua, não da matemática. Outros apontariam razões de outras naturezas.<BR/>Tudo isto para te dizer, 3za, que tenho apreciado o teu trabalho como professora inteira. Isto é, no que está para além do ensino da Matemática, mais especificamente no que à língua diz respeito, porque sem ela não se pensa. Afinal, todos somos professores de língua... só que uns mais e melhor que outros.<BR/>Respondi à pergunta?EMDhttps://www.blogger.com/profile/10739160281577202866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-88589093506870794482008-05-23T23:47:00.000+01:002008-05-23T23:47:00.000+01:00A primeira interpretação é possível. Mas a dos alu...A primeira interpretação é possível. Mas a dos alunos também é. Logo, basta esta discussão para demonstrar que o item está mal formulado. E que têm de ser aceites as duas hipóteses. (sobre esta questão dos itens de exame tenho quase um um quinto de tese escrita...). Malhas que os exames tecem...JMAhttps://www.blogger.com/profile/06033591152825452936noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-57545050137584141522008-05-23T23:10:00.000+01:002008-05-23T23:10:00.000+01:00Obrigada! Bom escutar-vos... ajuda areflectir... e...Obrigada! Bom escutar-vos... ajuda areflectir... e, IC, também não sou nada fã destas respostas de escolha múltipla. O mais curioso é que os meus meninos estão tão habituados a explicar tudo que, mesmo nestas, muitos deles deixaram todos os cálculos e explicações... o que é óptimo.<BR/>Enfim... veremos no que dá...Teresa Martinho Marqueshttps://www.blogger.com/profile/10149750377824800122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-22755707800569820162008-05-23T22:01:00.000+01:002008-05-23T22:01:00.000+01:00A Bell tem razão, mas... Está correcto o "irão"? U...A Bell tem razão, mas... Está correcto o "irão"? Um professor que elabora uma prova tem obrigação de ser muito cuidadoso no rigor da linguagem. E... "Pintarem completamente"... Completamente também tem a ver com completar.<BR/>Enfim... as provas abusam destes itens de escolha que não dão lugar a que um aluno explique o raciocínio, e há bons alunos que costumam fazer questão de explicar tudo. Um aluno que explicasse e respondesse correctamente considerando que se tratava da tinta para completar a pintura deveria ter a cotação total, mas assim apenas por escolha não fica alternativa. E o mais "engraçado" é que terá havido alunos com a cotação toda tendo respondido "à sorte", e outros sem nenhuma tendo interpretado como os teus alunos disseram.IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-33909151047860996002008-05-23T18:23:00.000+01:002008-05-23T18:23:00.000+01:00Teresa, eu, que sou uma paz d'alma, ando um bocado...Teresa, eu, que sou uma paz d'alma, ando um bocado nervosa com algumas coisas que leio e passo-me..., como eles dizem. Por isso, o que eu queria dizer, claro, era "especulações". Para que não haja dúvidas de que sei escrever a palavra... Estou a brincar. É a única maneira de poder levar a vida a sério... CarmoAvó Piruetahttps://www.blogger.com/profile/05238421161570698921noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-35303360392445596642008-05-23T18:19:00.000+01:002008-05-23T18:19:00.000+01:00Bem vão estas "aferições" para alunos do 5º e 6º a...Bem vão estas "aferições" para alunos do 5º e 6º anos em que se tem de fazer estas especulções. Felizmente, Teresa do Lindo Nome, ensinaste-os a pensar, que é o melhor presente, a mais importante mais-valia que podemos dar aos meninos, aos adolescentes, aos adultos. E depois admiras-te de te quererem pôr em tudo?! Teresa, tu és Professora a sério. Isso é que vai ser importante na vida deles. Um beijo de longe, da CarmoAvó Piruetahttps://www.blogger.com/profile/05238421161570698921noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-82273992055936722652008-05-23T18:18:00.000+01:002008-05-23T18:18:00.000+01:00Sim eu também concordo com a Bell quanto à interpr...Sim eu também concordo com a Bell quanto à interpretação correcta da pergunta. No outro exercicio pois ... mas eu se fosse a si não me preocupava muito. É um erro de falta de concentração natural.Fernando Vasconceloshttps://www.blogger.com/profile/12574798160588857066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-80602238750118269602008-05-23T17:13:00.000+01:002008-05-23T17:13:00.000+01:00No item 19, o essencial está na pergunta final: "....No item 19, o essencial está na pergunta final: "...quanto irão gastar para pintarem COMPLETAMENTE o tampo da mesa?" É este advérbio que nos indica que querem o total, ou seja, entre 110 e 130 centilitros. Se pretendessem apenas saber quanta quanta tinta faltava para acabar de pintar, teriam de dizer isso mesmo - "quanta tinta vão precisar para acabar de pintar?" ou "indica a quantidade de tinta que é necessária para pintar o resto da mesa."<BR/><BR/>É a minha interpretação.Alda Serrashttps://www.blogger.com/profile/17429981180654673796noreply@blogger.com