tag:blogger.com,1999:blog-20688556.post1011795357382854578..comments2024-01-11T21:14:20.394+00:00Comments on tempo de teia: Uma prática pessoal do uso dos conhecimentos na acção: "cadê" o tempo, Professor Perrenoud?Teresa Martinho Marqueshttp://www.blogger.com/profile/10149750377824800122noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-77589301680726058192008-01-18T18:06:00.000+00:002008-01-18T18:06:00.000+00:00Pois... pois...Gosto de Perrenoud. Muito. Mesmo qu...Pois... pois...<BR/>Gosto de Perrenoud. Muito. Mesmo quando escrevem para as situações ideais, eu que gosto de sonhos, não me importo e tento tecer mais um fiozinho em direcção à utopia. MAs os meus alunos não pagam... nunca. É vê-los felizes com as mil coisas que fazemos juntos, mesmo as chatas e exigentes (que não os privo de desafios bem complicados). Quando mais irritada com o sistema, mais me afasto da escola fora da sala de aula e me empenho junto deles! Coisas... Talvez um escape... porque gosto muito do trabalho com os meninos e cada vez menos do trabalho sem eles. PAra eles não vai faltar nada de essencial!<BR/>E JL... sempre na mouche. O que se há-de fazer? Quem não sabe é como quem não vê... Talvez um dia percebam... (estou nesta frase com uma fé descontrolada e um optimismo desfronteirado). Obrigada pelas vossas palavras com sono, sem sono, saborosas sempre.Teresa Martinho Marqueshttps://www.blogger.com/profile/10149750377824800122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-89463531624946975352008-01-18T17:24:00.000+00:002008-01-18T17:24:00.000+00:00Desculpe, mas...sono muito sono a precisar de sest...Desculpe, mas...sono muito sono a precisar de sesta de acalmia, levou a <BR/>escrever "bem molhada" em vez de vem!Existente Instantehttps://www.blogger.com/profile/15754883384801785822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-68692516940310899722008-01-18T16:37:00.000+00:002008-01-18T16:37:00.000+00:00Óbviamente " Não lhe permitirem demonstrar" e não ...Óbviamente " Não lhe permitirem demonstrar" e não permitirem. Malhas que as teclas tecem.Existente Instantehttps://www.blogger.com/profile/15754883384801785822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-71273191650942864102008-01-18T16:35:00.000+00:002008-01-18T16:35:00.000+00:00Cara colega...bem ia chamar-lhe um nome lindo "Ara...Cara colega...bem ia chamar-lhe um nome lindo "Araneus diadematus" , mas prefiro qualquer coisa do estilo da minha mãe " Aranhiça que Tudo Cobiça"! <BR/>"Chiça " que você está no estilo definido por Richard Davidson: o seu hemisfério direito do cérebro é ágil a transmitir para o centro da fala do lado esquerdo , o do lado racional e lá bem "molhada"! Dentes da quelícera preparados , quando não pedipalpos, e nem o desgraçado do Perrenoud escapa da Teia!<BR/>Calma, que gosto do homem<BR/>e ele não escreveu para "trols" de secretariado ou amibas ministeriáveis, nem tem culpa de isto ser um portugaleco, reco reco, reco, mesmo marreco!<BR/>Depois como muitos "Peda", escrevem para situações ideais como sabe, ou como também sabe, as mais lindas e deliciosas experiências educativas, aconteceram em escolas particulares e não nas públicas! Azar o nosso! <BR/>Claro que percebi a sua ironia, mas está mesmo irritada! Que os seus alunos não paguem por isso ( sei que não pagam), porque infelizmente na minha escolinha vai-se confundindo "bota com perdigota" e depois lá ouço da minha miudagem " Ó Prof, os Profs andam malucos? É um desatino!". <BR/>Digo-lhes que isso passa, é do tempo! <BR/>O Perrenoud tem razão, como você a tem, dos cabeças ocas dos políticos lhe permitirem demonstrar a razão do homem! Percebi a mensagem? Acho que percebi!<BR/>Cada raiva sua um fio de teia que se rompe, mas incansável trabalhadora, lá o reconstrói!Vale a pena ser "aranhiça" acredite!<BR/>Eu estou a ir mais para o burro teimoso!Existente Instantehttps://www.blogger.com/profile/15754883384801785822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-79237689706531032712008-01-18T12:35:00.000+00:002008-01-18T12:35:00.000+00:00No seu fascínio pelos números, este Ministério da ...No seu fascínio pelos números, este Ministério da Educação criou um uma nova visão da escola que, certamente, ficará conhecida como <B>numeracionismo</B> (ou <B>grelhismo</B>) que se define da seguinte forma:<BR/>1- O conhecimento é a quantidade de coisas que os professores despacham nas aulas;<BR/>2- O objectivo da escola é ter muitos clientes (abandona-se, definitivamente, a noção de aluno) que realizam muitas tarefas num tempo determinado a que chamamos ano (mas sem a palavra lectivo que é uma noção antiquada) e os professores (agora elevados à categoria de tarefeiros) têm muitas reuniões e grelhas para preencher;<BR/>3- Os professores não precisam de saber a matéria que vão dar ou aprofundar os seus conhecimentos (a não ser na área da informática que para poderem preencher as sobreditas grelhas);<BR/>4- A forma de determinar o sucesso de uma escola é medir o número de objectivos executados, a quantidade de grelhas preenchidas e mais umas coisas do género.<BR/>A avaliação do ME será feita segundo o método científico chamado <B>olhómetro</B>.Herr Macintoshhttps://www.blogger.com/profile/04379984066796632121noreply@blogger.com