quarta-feira, junho 06, 2007

How people learn e Revista Sísifo


Depois da entrada em que referi Papert, a Idalina Jorge oferece uma sugestão preciosa:

a ligação para uma obra indispensável - "How People Learn".







Já a Teresa Pombo partilha a ligação à

SÍSIFO

Revista de Ciências da Educação
Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Direcção de Rui Canário e Jorge Ramos do Ó




Obrigada por ajudarem a tecer fios da teia em direcção a tesouros.


5 comentários:

Herr Macintosh disse...

How People Lean é um dos livros que tenho sempre à mão. Se estamos então numa de partilha, gostava de acrescentar uns livros à lista:
Richar Riding, School Learning e Cognitive Style, David Fulton Publishers (não há na internet mas no Google Schoolar - um óptimo local de partida para este género de pesquisas - encontramos algumas referências).
Para quem se interesse sobre como processamos a informação, há vários livros do Alan Baddeley. Para os professores de português que andem aqui pela teia, Alan Baddeley e Susan E. Gathercole, Working Memory and Language, Psychology Press.
Um último: Bruce Joyce, Emily Calhoun e David Hopkins, Models of Learning - tools for teaching, Open University Press.

Teresa Pombo Pereira disse...

Ó Teresinha, que maravilha. Obrigada pela referência mas obrigada principalmente pela indicação do livro. Tenho ideia que a prof. Idalina Jorge o tinha referido numa aula que nos deu durante o Mestrado mas eu perdi-o no meio das minhas centenas de refs. Beijoca.

IC disse...

Também tenho algumas referências a How People Learn neste meu post
aqui
Aliás, há não muitos anos andei bastante nas leituras dos trabalhos da Ann Brown, um dos autores/editores do livro.

Anónimo disse...

P.S.: Procurei bastante a Ann Brown (e outros) por causa sobretudo da metacognição (e meta-aprendizagem) na perspectiva de "experiência metacognitiva", que me interessou muito mais do que "conhecimento metacognitivo", este mais por ensino directo. Sugiro vivamente o aprofundamento dessa perspectiva de trabalho em termos de estratégias de aprendizagem.

Anónimo disse...

Obrigada pelo vosso contributo sempre enriquecedor...
Que bela teia se vai tecendo com todas estas mãos!
Beijinhos