tag:blogger.com,1999:blog-20688556.post2717086895786646048..comments2024-01-11T21:14:20.394+00:00Comments on tempo de teia: Há perguntas e perguntas...Teresa Martinho Marqueshttp://www.blogger.com/profile/10149750377824800122noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-12962680632453201022007-10-19T21:31:00.000+01:002007-10-19T21:31:00.000+01:00Sabes... nos encontros semanais do Departamento vo...Sabes... nos encontros semanais do Departamento vou partilhando algumas coisas e trocamos experiências. Também acho que é assim, partilhando, vendo... Mas há coisas que é difícil mudar. Dou-te um exemplo: eu insisto com os miúdos desde o 5º ano no rigor e eles aprendem que um quadrado é um rectângulo (ângulos rectos) só que tem os lados todos com o mesmo comprimento. É assim um rectÂngulo especial. E que um cubo é um prisma quadrangular, é tb um paralelepípedo.... mas quando partilhei ouvi dizer que isso só faz confusão e que continuam a ensinar como no 1º ciclo: um quadrado é um quadrado e um rectângulo é um rectângulo... Ora é um erro e eu não compreendo que se ensine à criança algo errado para ser "mais simples". É desrespeito. Penso que o que caracteriza muito a forma de estar com eles é um imenso respeito, um enorme carinho. E como são verdadeiros eles percebem. E como percebem confiam no que lhes digo e aceitam a exigência. A matemática é só mais uma coisinha que se junta à relação. Tudo se torna mais fácil. E... realmente converso muito com todos e com cada um. Enfim. Não há receitas... mas o amor e o respeito genuínos são uma boa base para qq receita... Tenho sido professora de muitos filhotes de colegas... e quando chegam os manos... querem que a experiência se repita. Ou seja, tenho pouco a esconder. Toda a gente já sabe como tudo acontece dentro das aulas (aqui na escola já fui prof de vários filhotes de profs do agrupamento e este ano sou novamente)e gostam, confesso. Esse vai sendo o sinal mais visível de que não faço um mau trabalho :) os clientes querem repetir a dose eh eh eh. Já te estou a ver a meter uma cunha se estivesses aqui..... Obrigada pelos teus comentários carinhosos. Fico toda vaidosa. BjinhosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-21543317455172211952007-10-19T20:51:00.000+01:002007-10-19T20:51:00.000+01:00Eu só queria saber fazer uma milionésima parte do ...Eu só queria saber fazer uma milionésima parte do que tu sabes fazer para ajudar o meu filhote na matemática. Quando ele chega com as fichas de trabalho meio atrapalhadas fico em pânico. Literalmente! E o mai importante é que eu sei que tu os conquistaste para a matemática. E grande parte dos nosso colegas do 2º ciclo - ou do 3º - não consegue. Não podemos clonar-te???!!! ;-) Da mil coisas que fazes havia de haver uma que era formação de professores: bastava gravar em vídeo as tuas aulas e divulgar as cassettes. Sabes eu acho que a formação de profs. pode - só pode - passar por aí. Do género "ó colega, eu não sou melhor que ninguém, fiz apenas aqui umas investigaçõzinhas e tento aplicá-las assim... a colega, como faz? ,sabe, eu faço assim, e podíamos.... bla bla bla". Estou a ser uma tonta como sempre, né? Mas tu perdoas, sim! Mtos beijos!Teresa Pombo Pereirahttps://www.blogger.com/profile/12259970317309226081noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-73346432698064306052007-10-19T16:05:00.000+01:002007-10-19T16:05:00.000+01:00Olá! Claro que não me importo e até agradeço! Bom ...Olá! Claro que não me importo e até agradeço! Bom saber que as nossas palavritas podem oferecer algo a alguém. Fico sempre feliz... Obrigada!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20688556.post-51198336009846360352007-10-19T14:09:00.000+01:002007-10-19T14:09:00.000+01:00Obrigada pela partilha! Este blogue está cheio de ...Obrigada pela partilha! Este blogue está cheio de pedras preciosas, vou adicioná-lo às minhas ligações, espero que não se importe! Continuarei a lê-lo atentamente para aprender MUITO!Nenúfar Cor-de-Rosahttps://www.blogger.com/profile/00660613512029876014noreply@blogger.com