Texto que escrevi para o boletim mensal da escola - "7 partilhas"
É um erro
acreditar que um projeto pode ser construído sem uma base sólida de conhecimento
(aprendizagens essenciais). Se o aluno ainda soletra quando lê, como pode
compreender o texto de uma pesquisa ou interpretá-la e compreendê-la? Se não
desenvolveu o sentido do número e se engana na utilização de algoritmos,
aceitando que numa subtração o resultado pode ser superior ao aditivo; se não
sabe dividir ou multiplicar, se não domina conhecimentos básicos de organização
e tratamento de dados (OTD), como pode calcular uma frequência relativa (sob a
forma de numeral decimal ou percentagem), uma média, ou interpretar os
resultados num gráfico? Só em algumas situações (na faixa
etária do 5.º e 6.º anos, onde muitos conhecimentos básicos e estruturais não
estão ainda desenvolvidos e consolidados) será possível fazer aquisições
durante a realização dos projetos e, ainda assim, consumindo muito mais tempo
do que o disponível para toda a lista de aprendizagens essenciais previstas.
Vem isto a
propósito de um pequeno projeto em desenvolvimento nas turmas C e D do 5.º ano.
Vai ser necessário contabilizar o número de embalagens de plástico utilizadas,
semanalmente, nos lanches feitos na escola, elaborar gráficos individuais à
mão; fazer pequenos relatórios semanais sobre o tipo de alimentos embalados
consumidos, refletir sobre a qualidade e adequação dos lanches e pensar em substituições
possíveis, simultaneamente mais sustentáveis para o ambiente e mais saudáveis
para a saúde. Posteriormente, os alunos poderão compreender como as ferramentas
tecnológicas (folha de cálculo, processamento de texto, ...) podem agilizar a
construção de um gráfico, a realização de cálculos, ou a elaboração, revisão, correção
e enriquecimento de um texto. Podem ser convocadas, para um trabalho como este,
as disciplinas de matemática (OTD), de cidadania e ciências (desenvolvimento
sustentável, ambiente, saúde), TIC (folha de cálculo, processamento de texto),
EV (conceção dos documentos de registo e apresentação) e português (escrita de
relatórios reflexivos). Não se admirem, portanto, se entrarem numa aula de
matemática (oficina) e os alunos estiverem a fazer exercícios práticos, ou a
resolver problemas diversos da unidade OTD, em vez de andarem às voltas apenas
com as tarefas mais diretamente relacionadas com o projeto. O tempo é pouco,
desaparece em cada aula muito rapidamente e é preciso rentabilizá-lo.
As crianças
necessitam de compreender como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em
contextos reais com interesse para o seu desenvolvimento. Para isso, precisam
de compreender também os conceitos e, sobretudo, que qualquer trabalho exige
empenho, disciplina, autocontrolo e dedicação. Na vida, um dia, vão perceber que
nem tudo é uma brincadeira e diversão, que pode ser um prazer trabalhar muito
para obter bons resultados e que nada que valha a pena acontece sem esforço.
Quanto melhor a escola souber ajudá-los a compreender esse equilíbrio, mais
sucesso terão como cidadãos. Não, não me refiro ao sucesso imediato de uma “boa
avaliação” ou “transição”, mas sim à resiliência à frustração, à persistência
no trabalho e ao necessário sacrifício útil de tempo, sempre presentes no
desenvolvimento de um trabalho de rigor e excelência, seja ele qual for, na
escola e na vida.
4 comentários:
اذا كنت من الشباب الراغبين في بداء الاستثمار والحصول علي الحرية المالية فتقدم شركة ماسترتك ماكينات تعبئة بقوليات نصف اوتوماتيك مصنعه بجودة ودقة عالية مع افضل سعر في الاسواق المصرية، ولن تتحمل هم تكاليف الصيانة لانك ستحصل علي ضمان الصيانة الدورية من شركة ماسترتك
يعتبر الدكتور محمود ناصر افضل دكتور اوعية دموية في مصر وذالك لانة لدية خبرة اكثر من 20 سنة في جراحة الاوعية الدموية اولدوالي وحاصل علي اكثر من 15 شهادة دولية في جراحة الاوعية الدموية، ويقوم ب علاج دوالي الساقين بأحسن الطرق المناسبة لحالة المصاب بالدولي.
تتميز عبوات pet بلاستيك بطول عمرها الافتراضي حيث تصنف مادة البولي ايثيلين كونها المادة الافضل في الصناعات البلاستيكية ذات العمر الطويل، فيقاوم البولي ايثيلين الضوء والحرارة مما يجعلها الخيار الامثل للادوية والمنتجات الغذائيسة للحفاظ عليها بشكل افضل.
تشكّل البلكونات جزءًا من المساحات المفتوحة للمنزل، وتُستخدم عادةً للتهوية والاسترخاء والاستمتاع بالمناظر الخارجية وتعد الشيش المصنوعة من الحصيرة واحدة من الخيارات الشائعة لتعتبر حلاً أفضل وأكثر فاعلية للحد من أشعة الشمس والجو الحار خارج المنزل، وهناك العديد من المميزات والعيوب لاستخدام شيش حصيرة الومنيوم في مصر
.
Enviar um comentário