sábado, outubro 29, 2016

Proibido aprender... (é só bola de cristal!)

Numa aula de 5.º ano...
Sim, custa descobrir todos os divisores de um número se a professora se lembra de pedir os de 120... Sim, é importante aprender a descobri-los utilizando os critérios de divisibilidade aprendidos na aula...
Sim, é fundamental usar a divisão para verificar tudo quando temos dúvidas...
E se houvesse outra maneira de lá chegar através da decomposição em fatores primos (conteúdo de 6.º ano)?

Decidi apresentar o truque... mas disse-lhes: não precisam de perceber o que estou a fazer, é só para ser mais rápido. São os meus truques de professora de matemática e para o ano ensino-vos como se faz!

Oh... não podemos aprender? 
Não... é mesmo proibido aprender! É um momento "bola de cristal" onde vos mostro o futuro. Vêem aqui a bola de cristal ao meu lado em cima deste livro? 
Primeiro o breve espanto... mas já me conhecem e sabem que há magia na sala de aula, portanto...
Claro que vemos, está mesmo aí!
Oh professora está quase a cair! (O livro estava inclinado... e eu: tens razão, deixa cá endireitar o livro não vá ela partir-se e faz-me falta. Mando-a vir do céu sempre que preciso e daqui a pouco já a atiro para lá e assim fica quardadinha até à próxima vez.)

Oh professora, não podemos copiar?
Não, não podem... é proibido!
Mas eu já copiei e acho que entendi!
Está bem, também não faz mal... mas eu prefiro que não pensem mais no assunto.
Oh professora e podemos usar na ficha de avaliação na segunda?
Não, não podem! Quer dizer... se fizerem tudo direitinho como tem de ser e sobrar tempo, podem depois escrever lá o truque para confirmar que não esqueceram nenhum divisor.

Acabei agora de repetir o truque na aplicação "Show me" do iPad e vou colocar na salinha de estudo como provocação. Alguns já se habituaram a ir lá ver o que lhes deixo e hoje deixo uma prendinha de fim de semana.

Que digo eu? Prendinha... um truque matemático?

Talvez o fruto proibido seja o mais apetecido... verei depois o que aconteceu!

segunda-feira, outubro 03, 2016

Uma aula, uma aluna com dúvidas, um telemóvel e uma história...

Foi dia de "questões de aula"... três expressões numéricas e dois exercícios em formato de equação (5.º ano). Há que ir percebendo se as dúvidas estão a ser colocadas/esclarecidas e através do feedback rápido permitir aos alunos o reconhecimento de dificuldades atempadamente, a correção de desvios e o esclarecimento de dúvidas.

Recolho as respostas, arrumamos tudo, preparam-se para sair. Toca. Duas alunas ficam para o fim e vêm conversar um pouco sobre a dificuldade que ainda sentem na resolução de expressões numéricas de forma mais estruturada, respeitando as regras operatórias.

Lembrei-me de um dos vídeos da Edutopia sobre a "flipped classroom" (uma das publicações anteriores) onde um dos autores contava que havia pedido a um aluno para o filmar com o seu telemóvel resolvendo um exercício e...
... alguma de vocês tem um telemóvel que filme com alguma qualidade? A L. tinha. Fizemos alguns takes (num enganei-me, no outro o espaço de memória acabou e foi preciso apagar coisas) e, por fim, lá conseguimos um segmento artesanal, simples, meio tremido, mas sem falhas.

Consegues enviar-me o vídeo?
A professora tem facebook?

Dei-lhes o nome para me procurarem (apontaram-no por escrito no telemóvel) e à tarde tinha o convite para nos adicionarmos, e a mensagem com o vídeo. Coloquei-o no canal do departamento de matemática e ciências experimentais e partilhei-o no blogue da salinha de estudo que estou a tentar reativar (precisa de outra organização, mas lá iremos). No facebook dei-lhe a notícia em primeira mão com o link para assistir ao vídeo.


É para continuar... e gostaria que fossem eles também a produzir algumas das explicações.
Vamos ver como corre...

(Aos vídeos juntarei pequenos segmentos feitos com uma aplicação chamada "show me")